Cheesecake de maracujá
Receita para preparar uma cheesecake de maracujá. Esta deliciosa sobremesa apresenta uma base de biscoitos, uma camada cremosa feita com cream cheese, suco de maracujá, ovos e açúcar, e uma cobertura de calda de maracujá. Esta receita é de autoria de nossa colaboradora Jani Díaz.

Neste post, explicaremos como fazer a deliciosa cheesecake de maracujá. A cheesecake é uma famosa torta à base de cream cheese de origem inglesa, popularizada nos Estados Unidos e difundida para o resto do mundo, nas mais variadas formas e versões. Conta a lenda que se originou na Grécia, para alimentar os atletas olímpicos.

Geralmente, todas têm a mesma configuração: duas ou três camadas que as definem e diferenciam entre si, dependendo do gosto de cada cozinheiro.
A primeira camada, ou base, é feita de biscoitos crocantes que se desmancham ao serem tocadas. A segunda camada é feita de cream cheese e ovos, à qual a cheesecake deve seu nome. E, por último, a terceira camada ou cobertura, à qual geralmente se agrega o sabor. Por exemplo, a clássica cheesecake de New York tem uma cobertura de morango.

Existe uma grande variedade de cheesecakes para quem ama esta sobremesa. As diferenças geralmente se concentram na cobertura, pois, ao mudá-la, todo o sabor e apresentação da torta é alterada.
Tipos de Cheesecake
Além da importante variedade de sabores, as cheesecakes variam de acordo com sua configuração. Por exemplo, pode-se fazer cheesecakes com ou sem base. Mais conhecidos no mundo dos falantes de inglês como “crustless”. Esse tipo de cheesecake não possui base, e se sustentam sobre o próprio creme de queijo cozido. Sem dúvida, a mais famosa desse tipo é a cheesecake japonesa.

Em relação aos sabores, poderíamos dedicar centenas de linhas a eles. Sou das que preferem incluir o sabor da cheesecake no creme e na cobertura. Somente ao variar a geleia ou calda, você obterá um sabor totalmente diferente. O importante nisso é equilibrar os sabores, o salgado e o doce, e, é claro, não deixar a torta doce demais.
Por exemplo, existem cheesecakes muito tradicionais, como as de morango, de chocolate ou de caramelo. Também são comuns as de frutas cítricas: laranja, maracujá, limão, amora, mirtilos e morangos. Os frutos secos também têm protagonismo. Existe a cheesecake de amendoim, de creme de avelã e até a de nozes.

Esta sobremesa é muito versátil, e você pode combinar sabores e fazer criações novas a gosto.
Mas nem tudo é simples, fazer uma boa cheesecake tem seus segredos, e aqui te conto os erros que todos cometemos quando começamos a preparar esta deliciosa sobremesa.
Meus erros ao preparar cheesecake
1. O primeiro erro que nós, novatos, cometemos ao fazer uma cheesecake é pensar que a massa da base tem uma textura seca. Pode-se pensar que a receita estava errada, ou que fizemos algo errado, e que é preciso adicionar mais manteiga derretida. Mas não, esta massa tem uma consistência similar à da areia. É só colocá-la sobre a forma e compactá-la com as mãos, sem se preocupar. Assim, fica perfeita.
2. O segundo erro é tirar a cheesecake imediatamente do forno. Eu retirava uma cheesecake inchada e bonita do forno, e a deixava em cima do balcão da cozinha. Depois de meia hora, a via e me perguntava: o que aconteceu? Ela havia afundado no centro, e, geralmente, estava rachada. Eu, sempre otimista, adicionava um pouco mais de geleia por cima, e assim dissimulava. No entanto, isso não é correto. Para que a cheesecake não afunde no centro, você deve assá-la diminuindo gradualmente a temperatura, e deixá-la esfriando no forno, sem abri-lo.
3. O terceiro e último erro era não usar uma forma de fundo removível, ou papel manteiga. Por mais que você use uma forma de teflon, o papel manteiga é imprescindível para evitar que a massa grude. Se você não tem papel manteiga, pode recorrer a um truque extremo: untar um folha de papel com óleo vegetal suficiente e pronto, corte o tamanho necessário para o fundo da forma. Não é o mais prático, mas pode te tirar de apuros.
Esses são os conselhos gerais que podem ser aplicados a qualquer receita de cheesecake. E esta última parte, antes de passarmos para a receita, vamos dedicar ao suco de maracujá.

Como fazer um bom suco de maracujá?
O maracujá é uma fruta tropical, da qual, neste post, só aproveitaremos a polpa, ainda que as cascas possam ser utilizadas para outras receitas, como as de sucos.

Existem várias técnicas para extrair o suco do maracujá; muita gente bate a polpa no liquidificador com um pouco de água e, em seguida, coa. Essa é a forma mais rápida, e talvez funcione para os sucos, mas as sementes se rompem no liquidificador, e no fundo ficam uns pedacinhos pretos de sementes que são muito desagradáveis para a vista e para o paladar.
A forma mais rápida que encontrei para fazer o suco sem romper as sementes é prensando-as através de uma peneira. Se quiser fazer o suco assim, siga estes passos:
1. Coloque uma peneira grande sobre uma tigela.
2. Em seguida, cubra a peneira com um guardanapo de pano fino por cima da tela, e sobre ele despeje toda a polpa do maracujá.
3. Segure o guardanapo pelas quatro pontas e feche-o, formando um saquinho. Em seguida, com as mãos, comece a espremer até retirar todo o suco.
Esta receita leva suco puro de maracujá, sem açúcar nem água.
Com esses conselhos em mente, podemos começar a fazer a cheesecake.

Cheesecake de maracujá
Ingredientes
Para a base de biscoitos da cheesecake:
- 240 g de biscoitos Maria cerca de 2 pacotes
- 120 g de manteiga derretida
- 2 colheres de açúcar
Para o recheio de maracujá:
- 500 g de cream cheese 2 pacotes de 250g cada
- 6 ovos
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- ¾ de xícara de suco de maracujá
- 330 g de açúcar cerca de 1 ½ xícara de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Para a calda de maracujá:
- ½ xícara de suco de maracujá você pode incluir um pouco de polpa com as sementes, se desejar
- 1 xícara de açúcar
Modo de preparo
- O primeiro passo é triturar os biscoitos no liquidificador; para isso, verifique antes se o copo do liquidificador está totalmente seco antes de começar. Coloque os biscoitos, em porções, no copo do liquidificador.
- Bata até obter um pó. Se você não tiver um liquidificador, coloque os biscoitos dentro de um saco plástico hermético e amasse com um rolo de macarrão.
- Em uma tigela média, misture os biscoitos em pó, a manteiga derretida e o açúcar.
- Mexa até que os biscoitos estejam totalmente impregnados de manteiga. Você obterá uma massa de consistência similar à da areia de praia.
- Forre a forma que você usará com papel manteiga, cortando um círculo para a base e faixas largas para os lados. Despeje toda a mistura dos biscoitos sobre a forma e distribua de maneira uniforme sobre a base e os lados da forma, usando os dedos. Em seguida, use um copo ou outro objeto plano para compactar a camada de biscoitos.
- Leve a forma ao forno preaquecido (a 150°C) e asse por dez minutos, até dourar.
- Enquanto a base cozinha, coloque os ingredientes do recheio em uma vasilha grande: cream cheese, ovos, amido, suco de maracujá, açúcar e baunilha. Misture tudo com um fouet, até obter um creme homogêneo.
- Retire a forma do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Coloque o creme de maracujá por cima. Leve a forma novamente ao forno e deixe cozinhar por 30 minutos a 150°C. Em seguida, baixe a temperatura a 100°C por 20 minutos e, por último, antes de apagar, cozinhe a 50°C por 30 minutos.
- Deixe a cheesecake esfriar dentro do forno por pelo menos uma hora. Em seguida, leve à geladeira, por duas horas. Se puder ser de um dia para o outro, melhor.
- Para fazer a calda de maracujá, misture ½ xícara de suco da fruta (inclua um pouco da polpa do maracujá com as sementes, se desejar) com 1 xícara de açúcar, e leve ao fogo para ferver, misturando bem até o açúcar derreter. Em seguida, cozinhe em fogo baixo durante cerca de 30 minutos, para engrossar um pouco. Deixe esfriar completamente.
- Para servir a cheesecake, desenforme com cuidado e retire o papel manteiga. Coloque-a sobre um prato.
- Você pode espalhar a calda de maracujá diretamente sobre a cheesecake inteira ou pode servir cada porção individual com a calda por cima.
Fotos do passo a passo do preparo da cheesecake de maracujá:

Receitas com maracujá que podem te interessar:




