Tarte de maracujá
Eu amo maracujá. O cheiro me lembra minha infância, quando eu bebia sucos refrescantes de maracujá; era especialmente delicioso depois de uma longa caminhada depois da escola ou após correr pela fazenda. Também me traz lembranças de colher os maduros, arrancar a casca com os dentes e comer a fruta fresca. Eu já postei uma receita de tiramisu de maracujá que eu fiz no Equador neste verão e estava reclamando da falta de maracujás nos Estados Unidos e os preços altos quando consegue encontra-los. Eu recebi uma mensagem de uma mulher que tem uma fazenda e cultiva maracujás na Califórnia, e os vende a um preço mais baixo do que o que se encontra no mercado, então eu encomendei um monte. Eu poderia facilmente ter comido todos eles, mas eu decidi usar alguns para cozinhar e fazer coquetéis (é claro!).

Torta ou tarte de maracujá
Ingredientes
- 1 ½ xícara de açúcar
- 1 1/3 xícaras de polpa de maracujá de frutas frescas ou concentrado congelado
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 10 ovos
- ½ xícara de creme de leite
- 2 massas de tarte sem assar, a receita da massa de tarte está aqui
- Polpa de maracujás frescos para enfeitar. Se você tem o suficiente para cobrir a tarte toda você pode fazê-lo mas só um maracujá fresco já vai dar um sabor extra para a tarte.
Modo de preparo
Pré-asse a massa da tarte:
- Aqueça o forno a 190ºC.
- Certifique-se de que a massa da tarte descansou por pelo menos 30 minutos na geladeira.
- Cubra a massa com papel manteiga e encha de arroz, feijões ou pesinhos de cerâmica.
- Asse por 15-20 minutos, e então remova o papel manteiga com cuidado, tirando o arroz/feijão/pesinhos.
- Asse por mais 5-10 minutos ou até que o fundo comece a ficar dourado.
- Retire do forno e deixe esfriar.
Recheio de maracujá:
- Misture o açúcar, o suco do maracujá e o suco de limão em uma tigela. Use um mixer para misturar bem até o açúcar desaparecer.
- Adicione os ovos e continue mexendo até incorporarem.
- Use um batedor para mexer.
- Coe o recheio de maracujá.
Tarte de maracujá:
- Pré-aqueça o forno a 175ºC.
- Coloque o recheio na massa pré-assada. Este recheio não vai crescer, então coloque o máximo que puder.
- Asse a 175ºC por 20 minutos. O recheio estará pronto.
- Retire do forno e deixe esfriar.
- Cubra com polpa de maracujás frescos antes de servir.
O melhor dessa tarte é que você pode fazê-la mesmo sem ter frutas frescas, usando polpa congelada para o recheio, e funciona perfeitamente. A maioria dos mercados latinos vende polpa de maracujá e esta lista de recursos de alimentos latinos pode ajuda-lo se você estiver procurando onde comprar. Se você tem bastante frutas frescas, então você pode fazer o seu próprio concentrado batendo a polpa com um pouquinho de água e coando as sementes. Para a cobertura eu uso a polpa natural, com sementes. Se você tiver somente algumas poucas frutas frescas, use a polpa congelada para o recheio e as frutas para a cobertura. Eu pré-assei a massa dessa tarte de maracujá, porque o recheio só leva 20 minutos para ficar pronto, e eu queria que a massa estivesse quase totalmente assada. Eu fiz um teste colocando o recheio diretamente na massa crua. Ficou boa – levou aproximadamente 40-45 minutos, mas a textura do recheio não ficou macia e cremosa, como quando você usa a massa pré-assada. A quantidade de ingredientes é para duas tartes. Confie em mim, essa tarte é tão boa que você vai se arrepender se fizer só uma!
Receita de massa caseira de tarte