Seco de pollo – Galinha ao molho no estilo equatoriano

Receita do seco de pollo ou seco de gallina, galinha ao molho no estilo equatoriano. Cozinhado em fogo baixo, em um molho de cerveja (ou de chicha), suco de naranjilla (lulo), cebola, pimentão, tomate, ervas e temperos.

O seco de pollo ou de gallina é outro delicioso prato típico do Equador. O seco é um desses pratos que eu desejo comer naqueles dias em que a única coisa que quero é uma comida caseira que não só preenche o estômago, mas também deixa o coração contente.

O seco de pollo também é conhecido como seco de gallina criolla. Cozinha-se o frango ou a galinha em fogo lento em um molho de cerveja, cebola, pimentão, tomate, ervas e temperos. Tradicionalmente, usava-se chicha em vez de cerveja, mas hoje em dia é mais comum preparar o seco de pollo com cerveja ou com suco de naranjilla (lulo).

Recomendo usar uma cerveja leve e com sabor neutro, que não seja amarga, do contrário, o prato ficará com um sabor um pouco amargo. Se isso ocorrer, você pode adicionar um pouco de suco de laranja (laranja-da-terra ou comum), ou de naranjilla (tipo de fruta da família dos tomates), para neutralizar o sabor. Obviamente, combinar cerveja com suco de naranjilla também é uma excelente opção para preparar o seco de gallina. A cidra (semi-seca e não muito doce) de maçã me lembra um pouco do sabor da chicha (uma bebida fermentada à base de milho) e é uma alternativa à cerveja. Outra opção é usar uma mistura de vinho branco e suco de laranja.

Esta é uma receita fácil de preparar, ainda que demore um pouco para cozinhar, portanto, é preciso prepará-la com antecedência. Minha receita de seco de pollo pode render de 8 a 10 porções. Se você for prepará-la para menos pessoas, recomendo usar a metade dos ingredientes. O seco de pollo é servido, a rigor, com arroz e bananas-da-terra maduras fritas. Você também pode acompanhá-lo com abacate em fatias e uma saladinha a gosto.


Seco de pollo – Galinha guisada ao molho no estilo equatoriano
Ingredientes
- 1,8 kg a 2 kg de pollo ou gallina uma combinação de partes diferentes
- 2 colheres de chá de cominho moído
- 2 colheres de chá de colorau em pó também pode usar as sementes do colorau; nesse caso, coloque-as no óleo até que saia a cor.
- 2 a 3 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola de 200g a 300g picada
- 6 a 8 dentes de alho
- 1 a 2 xícaras de cerveja não muito escura ajuste de acordo com a espessura que você preferir para o molho (também pode usar chicha de jora, caldo de galinha, vinho branco ou cidra de maçã)
- 1 xícara de suco de naranjilla/lulo pode ser usada a polpa congelada, ou o suco fresco de laranja ou de maracujá (puro, sem açúcar), se não conseguir encontrar a naranjilla
- 4 a 6 tomates cerca de 500g cortados em quatro partes
- 2 pimentões de qualquer cor sem sementes e em pedaços
- Opcional: 1 pimenta ou chili picante em pó a gosto
- 1 molho de coentro guarde um pouco bem picado para acrescentar no final
- 1 molho de salsa só as folhas, guarde um pouco bem picado para acrescentar no final
- 2 colheres de chá de orégano seco
- Suco de 1 laranja opcional
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Acompanhamentos:
- Arroz com colorau
- Banana-da–terra madura frita
- Fatias de abacate
- Salada pequena
- Batatas/mandioca macaxeira
Modo de preparo
- Tempere o frango com o cominho, o colorau, o sal e a pimenta-do-reino.
- Bata a cerveja e o suco de naranjilla com os pedaços de tomate, a cebola, os dentes de alho, os pimentões, a pimenta ou o chili (se quiser usar), o coentro, a salsa e orégano, até obter um purê ou molho espesso.
- Aqueça o óleo em uma panela grande – se for usar as sementes de colorau, adicione-as ao óleo em fogo baixo até soltar a cor, e retire as sementes antes de adicionar o frango.
- Doure o frango (antigamente, era costume fazer um refogado com um pouco de cebola e temperos antes de dourar o frango – se quiser, você pode prepará-lo assim ou continuar com a versão simplificada).
- Adicione a mistura líquida, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo até que o frango fique bem macio, por quase uma hora (dependendo se for carne de frango ou de galinha).
- Se o frango estiver macio, mas o molho ainda não tiver engrossado a seu gosto, você pode retirar o frango e cozinhar o molho em fogo médio/alto até reduzir, por uns 10 a 15 minutos. Nesse momento, também pode provar e ajustar o sal.
- Eu gosto de adicionar um pouco de suco de laranja espremido na hora para equilibrar qualquer sabor amargo da cerveja. Quando o molho estiver na consistência que você preferir, volte a colocar o frango e junte a salsa/coentro picado que foi reservado.
- Sirva com arroz amarelo (arroz amarillo), bananas-da-terra maduras fritas, abacate, batata, salada etc.

Fotos do preparo do seco de pollo ou de galinha:

Receitas semelhantes que você vai adorar:




