Ceviche de lagostim
Receita fácil de ceviche de lagostim (também pode ser feita com camarão ou lagosta), suco de lima, cebola roxa, coentro, pimentas, alho e azeite de oliva. O lagostim é um tipo de crustáceo ligado ao caranguejo-ermitão. Nos Estados Unidos, você pode comprar caudas congeladas de lagostim no Trader Joe’s e no Costco.

Em termos de sabor, a carne desse crustáceo é levemente mais adocicada que a do camarão; pode-se dizer que lagostins não são propriamente lagostas, mas definitivamente estão um nível acima dos camarões. Na verdade, prefiro camarões a lagostas; o camarão é mais versátil e pode ser usado em vários pratos diferentes. Eu também gosto muito de lagosta, mas acho seu sabor intenso demais, consigo comer apenas pequenas quantidades e prefiro usá-la em uma receita que mistura a carne da lagosta com outros ingredientes, como em risotos, purês de batata, saladas e sopas.

O lagostim é um ótimo crustáceo para quem quer variar um pouco do camarão, ou para quem quer elevar um prato clássico de camarão a um nível mais alto. Lagostins também são mais caros que camarão, talvez por estarem se tornando mais populares, pois os preços parecem ter aumentado nos últimos anos – razão pela qual eu só preparo esse ceviche de lagostim em ocasiões especiais.

Amo ceviche (eu digo isso toda vez que posto uma receita desse prato). Este ceviche de lagostins é um dos meus favoritos; é muito simples e não leva todos os outros ingredientes de um ceviche clássico de camarão, mas ele realmente não precisa, a carne do lagostim combina perfeitamente com o suco de lima, a cebola e o coentro. Enquanto o ceviche está marinando, o lagostim absorve levemente o sabor das pimentas e do alho.
Se você sempre quis experimentar ceviche, mas tem receio de tentar o de peixe por causa do peixe cru, essa é uma ótima opção para lhe apresentar a essa receita. Os lagostins são completamente cozidos, então qualquer risco que você poderia correr com o peixe cru é eliminado (e mesmo ceviche de peixe preparado com peixe fresco de qualidade é relativamente seguro).
Sempre recomendo servir esse prato com algo crocante para criar um contraste com o sabor dos frutos do mar. Os acompanhamentos mais comuns para ceviche são chifles (salgadinhos de banana/banana-da-terra em fatias bem finas). Outro acompanhamento popular são patacões (também conhecidos por tostones), que são salgadinhos de banana-da-terra em fatias grossas. O tostado (grãos de milho tostados, típicos da América do Sul), também é um ótimo acompanhamento para ceviche.
Pipoca também combina, mas eu prefiro as primeiras opções, e serviria pipoca como última opção. Uma das melhores partes do ceviche é o suco de lima; ele absorve os sabores dos frutos do mar, da cebola, das pimentas, do alho e do coentro. Depois de comer a carne do crustáceo ou peixe, gosto ou de beber o suco ou de misturá-lo com alguns chifles esmigalhados ou tostados. É de dar água na boca!

Ceviche de lagostim
Ingredientes
- 900 g de lagostins cozidos descongelados (se forem comprados congelados)
- 1 cebola roxa cortada pela metade e então cortada em fatias finas, no sentido do comprimento
- Suco de 12 a 15 limas
- 1 a 2 pimentas serrano ou de outras variedades cortadas pela metade
- Alguns ramos de coentro + ½ maço bem picado
- 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 dente de alho levemente amassado
- Sal a gosto
Acompanhamentos:
- Chifles
- Patacões ou tostones
- Tostado (grãos de milho tostados)
Modo de preparo
- Coloque as cebolas fatiadas em uma vasilha, adicione um pouco de sal e cubra com água morna. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, escorra e lave bem sob água corrente.
- Coloque os lagostins cozidos em uma vasilha de vidro ou plástico; junte o suco de lima, as fatias de cebola já lavadas, as pimentas, os ramos de coentro, o dente de alho e o sal. Cubra e deixe marinar por cerca de duas horas na geladeira.
- Remova as pimentas, o coentro e o dente de alho.
- Junte o coentro e o azeite de oliva às cebolas e lagostins marinados, misturando bem. Prove e ajuste o sal, se necessário.
- Sirva com chifles, patacões ou tostones, milho tostado ou pipoca.















