Creme ou sopa de milho e camarão
Este creme ou sopa de milho e camarão é inspirado numa sopa equatoriana de batata muito tradicional chamada locro de papa. A locro clássica é feita com batata, leite e queijo; mas, no Equador, há muitas variações desse prato. Alguns adicionam torresmo, outros, repolho ou vegetais verdes; em alguns lugares, o queijo é substituído por amendoim em pó, e existe até uma variação com miúdos. Milho e camarão também são usados em algumas versões de locro.

English version Receta en español
Uma boa amiga do Equador que também é food blogger, Pilar, do Confieso que Cocino, veio visitar recentemente sua cunhada na região de Seattle. Visitamos alguns dos locais mais populares para comer na área, incluindo o Pike Place Market e o Uwajimaya. Obviamente, também cozinhamos juntas, e um dos pratos que preparamos foi este creme de camarão e milho. Queríamos fazer uma sopa reconfortante, usando frutos do mar. Também queríamos garantir que a sopa poderia ser feita facilmente, tanto em Seattle quanto no Equador.

A ideia de fazer um creme surgiu quando estávamos falando sobre o período da Quaresma e sobre a tradicional sopa preparada nesse período do ano no Equador, chamada fanesca. Ela é feita com bacalhau e vários grãos/legumes. Mas queríamos uma receita simples, e uma sopa no estilo chowder ou locro parecia uma opção melhor que uma fanesca.

Usamos tanto camarão sem casca quanto inteiros, com casca e cabeça, que serão usados para decorar o prato final. Se não quiser ou não puder encontrar camarões inteiros, pode usar mais camarões sem casca. Usamos milho fresco, você pode usar apenas os grãos ou cortar as espigas em fatias – usamos uma mistura de ambos.

Para simplificar, ou se não conseguir encontrar milho fresco durante os meses mais frios, pode também usar milho congelado. No Equador, uma sopa locro é quase sempre servida com coentro picado e fatias de abacate, então, é claro que servimos este locro de milho e camarão com coentro, abacate e também com cebolinho picado, fatias de limão e molho aji ou picante.


Creme ou Sopa de milho e camarão {Locro de camarón y choclo}
Ingredientes
Para marinar o camarão:
- 500 g de camarões médios limpos e sem casca
- 200 g de camarões grandes inteiros para decorar
- 2 dentes de alho amassados
- 1 ½ colher de chá de colorau em pó mais ou menos a gosto – também pode usar páprica se não encontrar colorau
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá pimenta-do-reino moída
Para o creme:
- 4 colheres de sopa de manteiga ou óleo
- ½ cebola branca finamente picada
- 2 talos de aipo bem picados
- ¼ xícara de vinho branco qualquer vinho branco seco/que não seja doce vai funcionar
- 1,3 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios ou grandes, use a Yukon gold nos EUA, a papa chola no Equador e a batata inglesa no Brasil
- 4 xícaras 1 litro de caldo de frutos do mar, também pode usar caldo de peixe ou de legumes
- 3 espigas de milho em fatias ou só os grãos, o que dá cerca de 300 g de milho verde (pode usar congelado)
- 1 ½ xícara de leite
- ½ xícara de creme de leite
- 1 colher de sopa de coentro bem picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para decorar e servir:
- Coentro picado
- Cebolinho verde picado
- Abacate fatiado ou em cubos
- Fatias de limão
- Molho picante no estilo aji
Modo de preparo
- Coloque o camarão numa vasilha e adicione o alho amassado, 1 colher de chá de colorau, sal e pimenta-do-reino. Misture bem e deixe marinar por pelo menos 20 minutos na geladeira.
- Numa caçarola média ou grande, aqueça 2 colheres de sopa de manteiga ou óleo e refogue o camarão até ficar bem cozido, o que leva cerca de 5 minutos. Retire os camarões da panela e reserve-os para adicionar no final – mantenha os inteiros separados dos sem casca. Os sem casca serão adicionados novamente à sopa no final, enquanto que os inteiros serão usados para decorar os pratos.
- Na mesma panela onde o camarão foi refogado, acrescente as 2 colheres de sopa de manteiga restantes com a cebola e o aipo picados, e ½ colher de chá de colorau moído. Cozinhe em fogo médio até as cebolas ficarem macias e transparentes, o que leva de 3 a 5 minutos.
- Adicione ¼ de xícara de vinho branco à panela, mexa bem e cozinhe até reduzir o líquido em cerca da metade.
- Adicione as batatas e misture bem.
- Junte o caldo de frutos do mar e leve ao fogo para ferver. Baixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela parcialmente tampada. Cozinhe até as batatas ficarem macias, o que leva entre 20 a 30 minutos, dependendo do tipo de batata e tamanho dos pedaços.
- Use um amassador para amassar suavemente algumas das batatas, mas não todas, para que permaneçam alguns pedaços.
- Acrescente o milho e o leite; continue a cozinhar em fogo baixo por mais 5 a 10 minutos.
- Junte o creme à panela e cozinhe por mais 5 minutos. Prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Você também pode adicionar mais leite ou caldo, se a sopa estiver muito grossa.
- Junte o camarão refogado (os sem casca) e o coentro bem picado. Misture bem.
- Sirva a sopa decorada com os camarões inteiros, coentro e cebolinho picado, abacate, limão e molho picante a gosto.


