Massa doce básica para empanadas {Massa doce para pastel}

Esta é uma receita rápida que uso para empanadas doces. É uma opção fácil de fazer para massa de pasteis doces, para empanadas servidas como sobremesa ou para torteletes/tortinhas, muito parecida com a massa de tortas doces de tamanho grande.
Jump to Recipe
Você pode ajustar a quantidade de açúcar a gosto, mas tenha em mente que, quanto mais açúcar adicionar à massa, mais frágil ela será e mais difícil de trabalhar com o rolo. Eu recomendo começar com uma quantidade menor de açúcar, sobretudo se for a primeira vez que você prepara empanadas doces. Eu também polvilho açúcar sobre as empanadas, para que tenham um toque a mais de doçura. Você pode personalizar facilmente esta massa adicionando especiarias, como canela em pó, cravo-da-índia ou anis-estrelado. Também pode preparar as empanadas em formatos difentes, usando cortadores de biscoito em formato de coração, círculo, etc.

Essa receita rende cerca de 15-18 discos médios de empanadas ou 25-30 pequenos.

Massa doce básica para empanadas {Massa doce para pastel}
Ingredientes
- 3 xícaras de farinha de trigo sem fermento
- ¼- ½ xícara de açúcar
- Pitada de sal
- 16 colheres de sopa de manteiga 225g, divididas em 16 pedaços
- 2 ovos
- 2-4 colheres de sopa de água fria
Modo de preparo
Como fazer a massa de empanada doce:
- Num processador de alimentos, misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal.
- Adicione a manteiga, os ovos e a água, até formar uma massa com grumos.
- Sove a massa por alguns minutos.
- Divida a massa em duas bolas, achate-as em dois discos grossos, e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Com um rolo, abra a massa numa lâmina fina e corte discos para fazer as empanadas; use formas redondas ou um pequeno prato ou xícara como molde. Você pode escolher o tamanho, fazendo empanadas médias ou pequenas.
- Use os discos de massa imediatamente ou guarde na geladeira ou freezer para usar depois.
Como montar e assar as empanadas doces:
- Para montar as empanadas ou pasteis doces, coloque o recheio de sua preferência no centro de cada disco de massa. Não coloque recheio demais, já que isso dificulta na hora de fechar.
- Para fechar e selar as empanadas, dobre o disco e sele as bordas, pressionando a massa com os dedos. Se necessário, pincele o interior das bordas com clara de ovo, que vai agir como uma cola para a massa. Você pode reforçar pressionando a ponta de um garfo contra as bordas. Também pode tentar um selo do tipo curvado, chamada de repulgue ou churito, usando seus dedos para torcer as bordas – isso é mais difícil com empanadas doces do que com a massa normal, salgada.
- Para melhores resultados, deixe as empanadas na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de assar – isso também ajuda a selá-las melhor e evita vazamentos do recheio.
- Se quiser que suas empanadas tenham um belo acabamento dourado, pode pincelá-las com ovo batido (um ovo inteiro batido ligeiramente, ou a gema do ovo mais algumas gotas de água batidas levemente). Após pincelar as empanadas, pode polvilhar açúcar sobre elas (eu prefiro o açúcar mascavo ou demerara). Também pode polvilhar açúcar cristal comum ou refinado após assar.
- Asse as empanadas em forno preaquecido. Geralmente, eu asso a 180°C. O tempo de cozimento vai variar dependendo do forno e tamanho das empanadas, mas deve ser entre 18-25 minutos – estarão prontas assim que dourarem em cima.





