| | | | | | |

Dia dos Mortos no Equador

Dia dos mortos no Equador

Parece que dos últimos dias de Outubro até os primeiros dias de Novembro, muitos países ao longo da América Latina e Europa comemoram algum tipo de feriado relacionado à morte e/ou após a morte. No Equador nós celebramos o Día de los Difuntos, que é o Dia dos Mortos, no dia 2 de Novembro. É um feriado para se honrar a memória das pessoas que já se foram. O Dia dos Mortos coincide com o feriado católico do Dia de Todas as Almas – como muitos feriados que resultam da fusão de celebrações indígenas com festas católicas. A tradição do Dia dos Mortos é que as famílias visitem os cemitérios e levam flores e/ou comida àqueles que já morreram.

English version

Guaguas de pan com colada morada

Nós temos algumas comidas bem tradicionais que são preparadas especialmente para o Dia dos Mortos: colada morada, uma bebida roxa de milho, e guaguas de pan, pão doce em formato de bebês. As guaguas de pan são feitas com massa de pão doce, que eu acho muito parecida com brioche, e as vezes são recheadas. Guagua é uma palavra quéchua que significa bebê ou criança e, como muitas outras palavras quéchua, é frequentemente misturada com o espanhol na linguagem do dia-a-dia equatoriano, por exemplo, muitas pessoas dizem ‘mis guaguas’ quando estão falando de seus filhos. Embora as guaguas de pan ou figuras de pan sejam as mais populares, em algumas partes do país, especialmente no Sul, as pessoas fazem os pães em formato de animais, é muito comum encontrar cavalos, porcos, pássaros e outros formatos. A massa de pão usada para esses animais geralmente é mais macia e doce do que a tradicional guagua.

Em Loja, nós nos referíamos às figuras de animais como puerquitas de pan ou porquinhos de pão. Outra tradição em muitas partes do Equador é que os padrinhos presenteiem seus afilhados com puerquitas ou guaguas de pan nessa época do ano. Eu me lembro de ouvir histórias de que antigamente se faziam essas figuras com massa que não era comestível e então eram usadas como oferendas aos túmulos. Isso me lembra das minhas aulas de história equatoriana, onde aprendíamos sobre as culturas antigas do mundo, quando eles enterravam os mortos com comidas e coisas materiais para que eles ficassem confortáveis na vida após a morte. Esses túmulos também são conhecidos como guacas e algumas vezes são violados por pessoas que procuram por ouro ou coisas de valor. Roubar de um guaca traz muito azar e eu já ouvi inúmeras histórias sobre a má sorte que recaiu sobre pessoas que tentaram roubar tesouros dos guacas – então eu recomendo passar longe deles.

Receita de colada morada Receita de guaguas de pan

Tanto a colada morada quanto as guaguas de pan podem ser feitas em casa – as fotos acima são links para as receitas de cada uma delas – ou compradas em restaurantes ou barracas de rua que são montadas semanas antes do feriado. Independente do aspecto religioso desse feriado, é uma tradição equatoriana degustar uma colada morada e um bebê de pão nessa época do ano. Essa tradição é mais celebrada na área dos Andes e Serra do que na região da costa; pode ser por causa da localização da população indígena que mora naquela área. Na costa as pessoas costumam ir ao cemitério, mas pelo menos na minha infância lá, a colada morada e as guaguas de pan não eram tão populares por lá. Existe uma consciência bem forte em preservar e abraçar as tradições locais, então agora já é mais comum encontrar essas comidas na Costa. A celebração do Dia dos Mortos no Equador varia de cidade para cidade. Na Serra e também no Oriente e na região amazônica, existem diferentes grupos indígenas que têm os seus próprios costumes no Dia dos Mortos. Pessoalmente, eu acho que é uma ótima ocasião para conversar sobre o conceito da morte com as crianças; elas aprendem que é um ciclo natural, mas que nós devemos nos lembrar e honrar aqueles que não estão mais entre nós, celebrando a vida. Eu também gosto que nessa época do ano meus filhos não estão apenas ansiosos pelo Halloween, mas também para fazer guaguas de pan e beber colada morada. Eu amo ouvi-los explicar para os amigos ou colegas de classe sobre o significado dos bebês de pão (e como são saborosos). É ótimo ver que eles curtem aprender sobre as tradições da minha infância, e que mesmo longe nós ainda podemos incorporar esses costumes nas nossas vidas.

Colada morada e guaguas de pan no Equador

Posts Similares

Comentários? Perguntas?