| | | |

Guaguas de pan {Bebês de pão doce típicos do Equador}

Guaguas de pan

Guaguas de pan – literalmente, “bebês de pão” – são pães doces modelados como bonecos. O formato desse pão lembra o de um bebê envolto em uma manta; a palavra guagua, também conhecida como wawa, significa bebê na língua Quechua. É um costume equatoriano tradicional preparar esses pães, servidos com milho roxo e uma bebida chamada “colada morada”, no dia 02 de novembro, durante o Dia dos Mortos (Dia de los Difuntos). As tradições que cercam esse feriado variam de uma região para outra, mas o objetivo é honrar a memória dos parentes e amigos que já faleceram. Um amigo de Guayaquil que morou nos EUA por um tempo mencionou que não se lembra de ter visto guaguas de pan durante sua infância. Em Loja, minha cidade natal, é comum os avós comprarem para seus netos uma guagua durante esse feriado. Esses pães também são conhecidos como puerquitas – porquinhas – em Loja, e são geralmente modelados mais como animais que como bebês.

English version

Guaguas de pan

Guaguas de pan

Guaguas de pan são pães doces tradicionais do Equador, modelados como bebês ou bonecas, muito comuns durante o Dia dos Mortos.
5 from 1 vote
Imprimir Pin Questões ou Comentários
Rende: 10 a 15 guaguas de pan ou bebês de pão – a depender do tamanho

Ingredientes

  • 7 g de fermento biológico em pó aproximadamente uma colher de sopa
  • 1/2 xícara de leite morno
  • ½ xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo + farinha adicional se necessário
  • 1 colher de chá de canela
  • 4 ovos grandes
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 113 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 2 gemas para pincelar
  • Passas glacê e confeitos para decorar

Para servir:

  • Colada morada bebida condimentada de milho roxo e frutas

Modo de preparo

  • Misture o fermento com o leite morno, dissolvendo-o bem.
  • Adicione ½ xícara de farinha de trigo, misturando até obter uma pasta. Deixe crescer em um local aquecido por cerca de uma hora.
  • Se estiver preparando a massa à mão: junte os ovos, o açúcar, a canela, a baunilha, o sal e o restante da farinha de trigo à pasta com o fermento. Mexa bem, adicione a manteiga, e mexa novamente. Sove a massa até obter uma consistência macia e elástica. Adicione mais farinha de trigo se estiver muito pegajosa.
  • Se estiver usando um processador de alimentos: coloque o restante da farinha de trigo, o açúcar, o sal e a canela no processador, e pulse até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Adicione a manteiga e misture novamente. Junte os quatro ovos e mexa bem. Adicione então a pasta de fermento e a baunilha. Misture até a massa começar a formar uma bola grande. Se a textura estiver pegajosa demais, adicione um pouco mais de farinha de trigo. Retire a massa do processador e modele-a como uma única bola.
  • Deixe crescer em um local aquecido, em um recipiente coberto com filme plástico, até dobrar de tamanho, o que leva cerca de duas horas.
  • Sove a massa por alguns poucos minutos.
  • Abra a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada até obter uma espessura de 2,5 cm; use um molde feito por você mesmo no formato de “guagua” para cortar. Se quiser um visual mais rústico, modele-as à mão.
  • Arrume as guaguas sobre uma assadeira levemente untada ou forrada com papel manteiga. Deixe-as crescer por cerca de 15 a 20 minutos, ou até chegarem à metade do dobro de seu tamanho.
  • Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180 °C, se tiver aberto a massa com 2,5 cm de espessura. Se modelou as guaguas à mão, ou se estiverem mais grossas, pré-aqueça o forno a 190 °C.
  • Pincele a parte de cima das guaguas de pão com as gemas. Se for decorá-las, colocando olhos, bocas ou outros enfeites usando a massa ou as passas, grude-os depois de pincelar as gemas, que funcionarão como cola para ajudar a manter tudo no lugar.
  • Asse por aproximadamente 15 a 20 minutos, ou até dourarem.
  • Deixe as guaguas esfriarem completamente e então decore-as com o glacê e os confeitos.
  • Sirva com colada morada morna ou gelada.

Você pode preparar a massa para as guaguas de pan à mão, ou pode usar o processador de alimentos. Mesmo com o processador, ainda será necessário sovar um pouco a massa, mas o trabalho é menor, e o método ajuda a obter aquela bela textura elástica. Minha primeira fornada de guaguas ficaram um pouco inchadas, pois cresceram muito mais do que eu esperava, e como meus filhos disseram, “Esses bebês estão gordos”. Eu também achei difícil manter um tamanho consistente e terminei fazendo alguns pequenos e outros bem maiores. Na fornada seguinte, decidi tentar abrir a massa com o rolo, e usei um pedaço de cartolina para fazer um molde do formato que queria para as gauguas. Isso me permitiu preparar pães de mesmo tamanho e mais magros – eles ainda engordaram no final, mas pareciam-se mais com bebês normais ao invés de com lutadores de sumô. Como os modelados à mão têm um visual mais rústico e autêntico, vou deixar a seu critério o método que você prefere. Essa receita rende entre 10 a 15 guaguas de pan, dependendo do seu tamanho.

Guaguas de pan tipicas do Equador

Durante minha infância, minha mãe sempre preparava algum tipo de pão, então nessa época do ano ela dava a cada criança um pouco de massa (pronta, então não tínhamos trabalho) para que pudéssemos preparar nossas próprias guaguas. Usávamos a criatividade para modelar e decorar os bebês – algumas vezes exagerávamos na criatividade e dávamos a eles algumas partes inapropriadas. Meus filhos adoram me ajudar a fazer bebês de pão e apesar de eu gostar de ter algumas guaguas com aparência “normal”, sempre dou a eles um pouco de massa para que possam fazer suas próprias criações – isso também faz parte da tradição em nossa família.
Na hora de decorar as guaguas, você tem algumas opções. Pode usar passas, como fiz para os olhos na primeira vez. Elas funcionam bem, mas tendem a “pular” à medida que o pão assa. Também achei que usar mini M&M’s seria uma ideia brilhante, mas não: as cores derretem, os M&M’s queimam e também saltam da massa. Você também pode usar a própria massa para criar pequenos olhos, bocas e outros enfeites. Recomendo adicioná-las depois de ter pincelado toda a massa com uma mistura de ovos, pois ela também vai funcionar como uma cola para manter as partes juntas. A última opção, e mais fácil, na minha opinião, é usar glacê para confeitar biscoitos para decorar as guaguas depois de frias.
Guaguas de pan são servidas com um copo de colada morada, uma bebida tradicional grossa feita de milho roxo, frutas, condimentos e ervas. A colada pode ser consumida morna ou gelada, mas recomendo que você coma o pão morno.

Guaguas de pan do Equador

Receita de guaguas de pan Misture a massa com um fouet

Preparando a massa das guaguas de pan Junte os ovos aos demais ingredientes

Você pode preparar a massa em um processador Use um processador para preparar a massa, se desejar

Preparando a massa em um processador de alimentos Misture bem os ingredientes para as guaguas de pan

Massa pronta para as guaguas de pan Deixe a massa descansar e crescer

Abra a massa para as guaguas de pan com um rolo Use um molde para fazer as guaguas de pan

Guaguas de pan prontas para ir ao forno Guaguas de pan com detalhes feitos com a propria massa

Guaguas de pan são paes doces tipicos do Equador Guaguas de pan prontas para serem decoradas

Guaguas de pan prontas para servir Guaguas de pan decoradas com glace

Guaguas de pan caseiras Aprenda a fazer guaguas de pan tipicas do Equador

Guaguas de pan e colada morada Guaguas equatorianas: bebes de pao doce

Guaguas de pan equatorianas: bebes de pao doce

Posts Similares

Comentários? Perguntas?