Bolinhos de banana-da-terra verde {Bolon de verde}
O bolon de verde (bolinho frito de banana-da-terra verde recheado com queijo, chouriço ou chicharrones) é outro prato típico do Equador.

É feito com bananas-da-terra verdes, fritas em fogo médio até ficarem bem macias, amassadas até virar uma massa, recheadas com queijo ou carne de porco, modeladas no formato de bolas, e então fritas novamente até ficarem crocantes. “Bolon” é uma gíria que significa “bola grande”, então você poderia traduzir o nome desse prato como bolas de banana-da-terra verde, mas acho que bolinhos de banana-da-terra verde é uma melhor tradução.
Podem ser servidos no café da manhã ou brunch, e são também são um ótimo aperitivo ou acompanhamento para outros pratos. Aconselho servir o bolon de verde no café da manhã ou brunch com café quente, um ovo frito, molho picante e algumas fatias de tomate ou de abacate.
Jump to Recipe
Bolones são geralmente recheados com queijo ou chicharrones. Preciso esclarecer que, apesar de no México ou América Central chicharrones serem um tipo de torresmo, o que chamamos de chicharrones no Equador são na verdade pedaços de carne de porco fritas – sim, não é muito saudável, mas muito gostoso.
Para essa receita, preparei alguns bolinhos recheados com queijo e outros com chouriço (um tipo de salsicha defumada), ao invés de chicharrones. Às vezes, esses bolinhos não são fritos depois de serem recheados, mas prefiro fritá-los novamente porque adoro o exterior crocante que resulta da fritura, e isso também garante que estarão bonitos e mornos no momento de servir.
Tentei uma variação mais saudável, cozinhando os bolinhos em água fervente até ficarem macios (ao invés de fritá-los) mas é muito mais difícil obter a consistência certa dessa forma. Terminei criando outro prato, chamado “majado” ou “molloco de verde” – que tem ingredientes muito parecidos aos do bolon de verde, mas ao invés de preparar bolinhos, você apenas amassa as bananas-da-terra e mistura todos os ingredientes (como com um purê de batatas).

Bananas-da-terra verdes podem ser um tanto difíceis de descascar. A melhor maneira de fazer isso é cortá-las no sentido do comprimento a partir de uma das pontas protuberantes. O corte deve ser profundo de maneira a cortar toda a casca, sem no entanto tocar a polpa da fruta. Em seguida, use a faca como apoio para retirar a casca com as mãos. Quanto mais verdes elas estão mais difícil é esse processo, já que a polpa tende a grudar na casca. Nesse caso, descasque-as com as mãos da melhor forma que puder e então use uma faca para remover as partes da polpa que permanecerem grudadas na casca. Faço isso sob água fria corrente, para evitar que manchem tudo e escureçam.
Para uma versão vegetariana, você pode rechear os bolones com queijo. E uma dica: se algum dia você estiver viajando pelo Equador e quiser pedir esse prato numa versão vegetariana – saiba que a banha de porco é mais usada que o óleo vegetal para fritar ou cozinhar (até mesmo para preparar arroz) e que a maioria das pessoas está tão acostumada com isso, que, ainda que você peça especificamente que nenhuma carne seja incluída na preparação de seu prato, pode ser que elas ainda usem a banha – chamada de manteca – ao fazer seu prato vegetariano, não por maldade, mas por hábito.

Bolinhos fritos de banana-da-terra verde {Bolon de verde}
Ingredientes
- 4 bananas-da-terra verdes descascadas e cortadas em pedaços de tamanho médio
- 4-5 colheres de sopa de manteiga ou banha
- 2 colheres de sopa de óleo de canola ou de girassol
- 1 colher de sopa de pimenta ou chili em pó
- 1 colher de chá de cominho
- 1 xícara de queijo ralado e/ou chouriço cozido ou chicharrones
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Derreta a manteiga ou banha em fogo médio em uma frigideira grande.
- Adicione os pedaços de banana-da-terra e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até ficarem bem macias. Vire-as a cada dez minutos, aproximadamente. Elas devem ficar levemente douradas, mas não muito crocantes.
- Tempere as bananas-da-terra cozidas com chili em pó, cominho e sal.
- Transfira os pedaços de banana-da-terra para uma vasilha, enquanto ainda estão quentes (mas tome cuidado para não se queimar).
- Amasse as bananas em um pilão – ou use um espremedor de batatas comum – até obter uma consistência pastosa, mas ainda com alguns pedaços de banana.
- Modele a massa no formato de bolinhas levemente menores que uma bola de tênis.
- Faça um buraco no meio de cada bola e recheie com o queijo, chouriço ou chicharrones, pressionando o recheio delicadamente no buraco de massa, cobrindo-o e modelando a massa novamente no formato de bolinho.
- Aqueça o óleo em fogo alto, e frite os bolinhos até ficarem dourados e crocantes.
- Transfira os bolinhos para um prato forrado com papel toalha para escorrer o excesso de óleo, e sirva imediatamente.












