Tarte de morango e ruibarbo
Esta tarte de morango e ruibarbo é uma ótima sobremesa de verão. Pode ser feita do jeito clássico ou ao estilo galette rústico. Eu amo fazer tartes durante o ano todo, mas eu faço com mais frequência do começo da primavera até o começo do outono. É uma ótima maneira de incorporar as deliciosas frutas de verão numa sobremesa fácil de fazer. Não é segredo que o ruibarbo e o morango fazem uma ótima combinação, a acidez do ruibarbo combina com a doçura do morango. Nós não tínhamos ruibarbo quando eu era criança no Equador; e se você mora e algum lugar que não tem, pode fazer essa tarte usando apenas morangos. Você também pode substituir o ruibarbo por maçã verde ou qualquer ou fruta.

Tarte de morango e ruibarbo
Ingredientes
Massa da tarte doce:
- 1 ½ xícara de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Uma pitada de sal
- Cerca de 120g de manteiga cortada em pedacinhos
- 1 ovo
- 2-3 colheres de sopa de água
Recheio de morango e ruibarbo:
- 2 xícaras de ruibarbo cortado em cubos cerca de 300g ou 2-3 talos
- 2 xícaras de morangos cortados em cubos cerca de 350g
- ½ xícara de açúcar ajuste ao seu gosto
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 4 colheres de sopa de tapioca ou amido de milho
Para a torta rustica ou galette:
- 1 ovo batido
- 1-2 colheres de sopa de açúcar para cobrir
Para servir:
- Sorvete de creme ou crème fraiche de mel
Modo de preparo
Recheio de morango e ruibarbo:
- Misture o ruibarbo e os morangos em cubos em uma tigela, adicione o suco de limão, o açúcar e a tapioca ou amido de milho. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 30 minutos, mexa ocasionalmente.
Preparação da massa de tarte doce:
- Misture o trigo, o açúcar e o sal em um processador de alimentos e bata.
- Acrescente a manteiga, aos poucos, e bata até misturar.
- Coloque o ovo e a água, 1 colher de sopa de cada vez até que comece a formar uma massa.
- Remova do processador e amasse com cuidado.
- Molde a massa em um disco fino e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Em uma superfície de papel encerado com trigo, abra a massa bem fina, deixando a um pouco maior que a assadeira que você vai usar – tudo bem se exceder as bordas do papel encerado.
Para a tarte clássica:
- Com cuidado vire a folha encerada em uma assadeira levemente untada. Pressione a massa gentilmente com os dedos no molde, começando do centro para fora. Use o rolo para passar pelas bordas e retirar o excesso de massa. Se quiser pode deixar cerca de 1-2 cm para dobrar nas bordas da assadeira – isso vai ajudar e não encolher a massa.
- Fure a massa com um garfo e deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos ou até usar.
Para a tarte rústica ou galette:
- Transfira a massa aberta com cuidado para uma assadeira plana com papel manteiga.
- Use uma escumadeira para colocar o recheio no centro da tarte. Evite colocar o líquido nesse momento, mas guarde para mais tarde. Deixe uns 5 cm de borda sem recheio. Depois dobre as bordas para dentro da tarte, não vai cobrir o recheio todo, é só para manter o recheio para o lado de dentro da tarte.
- Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Assando a tarte:
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Se estiver fazendo a tarte clássica, coloque o recheio dentro da tarte e ponha para assar no forno pré-aquecido.
- Se estiver fazendo a tarte rústica, pincele as bordas com ovo e água e jogue um pouco de açúcar. Agora você pode usar uma colher normal para adicionar o líquido do recheio à tarte. Leve ao forno pré-aquecido.
- Deixe assar por cerca de 35-40 minutos ou até a massa ficar dourada.
- Sirva sozinho ou com sorvete de creme ou crème fraiche de mel.
Eu costumo fazer a minha própria massa para tartes doces , é muito fácil de fazer no processador de alimentos, dá um pouco de trabalho para abrir com o rolo, mas vale a pena. É claro que se você não tiver tempo para fazer a massa pode usar uma massa comprada no mercado. Você pode fazer essa tarte de morango e ruibarbo da maneira tradicional ou usando um estilo rústico ao assar em uma assadeira plana.
Eu amo preparar empanadas para sobremesa usando frutas (como você já deve ter percebido) e eu já postei uma receita de empanadas de morango e ruibarbo. Mas leva tempo para fazer cada empanada, e fazer uma tarte ou uma torta é como fazer uma empanada imensa que todo mundo vai poder compartilhar. Você pode servir a tarte de morango e ruibarbo sozinha ou com sorvete de creme. Também vai muito bem com crème fraiche de mel.