Salada Niçoise: Salada francesa com atum
Em um dia ensolarado de primavera, Seattle é um dos lugares mais bonitos para se estar, flores coloridas e cerejeiras iluminam tudo. Você tem uma vista nítida do Mt Rainer e das Olympic Mountains além do Sound. Infelizmente, nós não temos esse tipo de dia muitas vezes – quero dizer, é Seattle; e a primavera às vezes parece uma extensão do inverno. Quando temos um dia (ou dois) de primavera de verdade, isso inspira a todos: os parques ficam cheios de crianças felizes, os locais de caminhadas estão cheios, qualquer restaurante com uma vista privilegiada da água estará bastante ocupado, a feira fica bem movimentada, é um lugar incrível. Todas essas atividades me inspiram a cozinhar refeições que combinam com esse cenário: colorido, vibrante, saudável, algo que você vai gostar de comer ao ar livre ou em um piquenique. Mas ao mesmo tempo eu quero preparar refeições que possam ser feitas com antecedência e que não levem muito tempo, porque eu também quero ir fazer caminhada, ou apenas sentar ao ar livre e desfrutar de pôr-do-sol com uma taça de vinho.

Salada Niçoise
Ingredientes
- ½ cebola fatiada bem fina
- Suco de 1 limão
- 1 cabeça de alface lavada e cortada em pedaços médios
- 500 g de atum
- 500 g de vagens picadas
- 750 g de batatas descascadas
- 350 g de tomates cereja cortados ao meio
- 8 ovos cozidos descascados e cortados em quatro
- 2 abacates descascados e fatiados
- ½ xícara de azeitonas tecnicamente deveriam ser azeitonas niçoise
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 4-5 rabanetes corte julienne
Vinagre apimentado de limão:
- Suxo de 2 limões
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres de chá de mostarda
- 1 colher de sopa de salsa picada bem fina
- 1 colher de sopa de coentro picado bem fino
- 1 pimenta serrano cortada em cubos pequenos
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta
Modo de preparo
- Deixe a cebola marinar no suco do limão com 1 colher de sopa de sal por pelo menos 30 minutos.
- Cozinhe as batatas mas deixe-as firmes, cerca de 8 minutos na água fervendo. Escoe e deixe esfriar.
- Cozinhe as vagens até que fiquem com uma cor verde bem nítida mas ainda macias, cerca de 4-5 minutos. Escoe e deixem esfriar em água fria, que previne que elas cozinhem mais e fiquem marrom.
- Para fazer o vinagrete para a salada niçoise, combine o suco de limão, o alho amassado, a mostarda, a salsa, o coentro, a pimenta serrano, o azeite de oliva, o sal e pimenta em um pote com tampa firma. Tampe e chacoalhe até que os ingredientes tenham se misturado bem.
- Coloque ¼ do vinagrete na alface e ponha no prato. Coloque ¼ do vinagrete nas batatas. Arrume os tomates, os ovos cozidos, o atum, as batatas e as vagens no prato.
- Arrume as fatias do abacate nas bordas do prato de salada, adicione as azeitonas e as alcaparras. Coloque as cebolas marinadas, os rabanetes e o resto do vinagrete por cima da salada.
- Sirva imediatamente.
Eu queria fazer uma salada que fosse deliciosa e refrescante, mas que também tivesse bastante sustância para ser uma refeição satisfatória. A salada niçoise seria perfeita: suas cores combinam com as cores da primavera e ela tem uma grande variedade de sabores. Esta clássica salada francesa que é original de Nice (supostamente) e tem muitas variações, mas na maioria das vezes inclui atum, batatas, vagens, ovos cozidos, tomates, azeitonas e alcaparras. Se você tem tempo e quer variar, pode usar atum fresco – grelhado ou ao fogo – ou até mesmo curar o seu. Uma das melhores saladas niçoise que eu já comi foi em Walla Walla, em um pequeno restaurante francês, chamado Brasserie Four, eles curam o atum e é espetacular.
É claro que eu tive que mexer no clássico e acrescentar alguns ingredientes não tão tradicionais à minha salada niçoise: fatias de abacate, cebolas marinadas no limão e sim, coentro e pimenta no vinagrete. Essa salada niçoise também é ótima para festas; saladas são essenciais nos meus almoços ou jantares. Eu gosto de ter uma tigela grande de salada colorida e convidativa, para que as pessoas fiquem animadas para comer a salada. Como eu sirvo em um prato, eu não quero que as pessoas se preocupem em ter que virar a salada, então eu misturo o vinagrete com a alface e as batatas antes de colocá-la no prato.