Picadinho cubano de carne
Receita de picadinho cubano feito com carne moída, batatas, cebola, alho, cominho, pimenta, vinho branco, molho de tomate, passas, azeitonas e alcaparras. Em abril nós passamos a primavera em Austin, e foi a primeira vez que voltamos a Austin depois de nos mudarmos para Seattle. Uma das melhores coisas da visita, além de trocar o clima frio e chuvoso por ensolarado e quente, foi encontrar a família e os amigos. Eu conheci a Carolina, de Guayaquil, no meu primeiro ano em Austin, ela estava visitando um amigo em comum e foi à minha festa de Ano Novo – ela trouxe um ceviche de camarão delicioso para a festa. Ela mudou para Austin com seu marido Joe. Eles nos convidaram para um almoço delicioso quando estivemos em Austin, e Joe fez um picadinho de carne ao estilo cubano incrível.
English version En Español

Picadinho cubano de carne
Ingredientes
- 500 g de carne moída
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola média picada
- 6 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de cominho
- ½ pimenta cortada em cubinhos
- 3 batatas pequenas descascadas e cortadas em pedaços pequenos
- ¾ xícara de vinho branco seco
- ½ xícara de azeitonas verdes inteiras
- ½ xícara de passas
- ¼ xícara de alcaparras secas
- 2 latas de molho de tomate
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Em uma frigideira média, cozinhe um pouco a carne moída com um pouco de cominho e pimenta, retire o excesso de gordura e reserve
- Em uma frigideira grande, aqueça duas colheres de sopa de azeite de oliva em fogo médio e frite a cebola até que esteja macia.
- Adicione o alho e cozinhe até dourar.
- Misture a pimenta, o cominho e um pouco de sal – não muito já que as azeitonas e alcaparras são salgadas.
- Acrescente as batatas e cozinhe por 5 minutos.
- Adicione a carne e o vinho, deixe o líquido reduzir.
- Acrescente passas e o molho de tomate quando as batatas estiverem quase cozidas (macia por fora mas firme por dentro).
- Cozinhe por mais 5 minutos e adicione as azeitonas e a alcaparra.
- Continue cozinhando em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que as batatas estejam prontas. Se o caldo engrossar muito é só adicionar mais vinho ou água. Experimente e ajuste o tempero: sal, pimenta, cominho ou mais azeitonas/alcaparras.
- Sirva com arroz, bananas fritas e uma salada pequena.
É claro que eu tive que pedir a receita e Joe foi gentil em compartilhá-la – e ele fez um trabalho tão brilhante escrevendo esta receita que eu quase não a adaptei antes de compartilhá-la com vocês. Essa receita de picadinho é muito fácil de fazer e é perfeita como uma refeição reconfortante. Picadinho é muito versátil, Joe sugere que você use as sobras para fazer pasteis de carne ou empanadas ao estilo cubano – ou qualquer outro tipo de empanada. Ele também mencionou que se você fizer o picadinho de carne sem as batatas você pode usá-lo para rechear papas rellenas, que são bolas de purê de batata recheadas passadas em migalhas de pão e então fritas – eu vou definitivamente tentar fazer isso. Eu servi o picadinho com arroz, salada de tomate e cebola com limão, e bananas fritas.
Fotos passo a passo para preparar o picadinho cubano de carne:











