Sopa de tortilla com frango ou peru

Esta receita de sopa de tortilla picante é feita com frango ou peru, coentro, cebola, alho, jalapeños, tomates, pimentas, caldo de aves com legumes, e suco de limão. Esta sopa é servida com queijo fresco, tortillas e abacate. A sopa de tortilla geralmente é feita com frango: no entanto é muito fácil de fazer também com peru, e especialmente durante as festas é uma ótima maneira de usar sobras do peru do Dia de Ação de Graças.
Jump to Recipe
Meu tio, Clarence, faz a melhor sopa de tortilla, e ele compartilhou a receita da família – que eu adaptei usando sobras de peru ou frango. Em sua receita original, ele tem a versão normal e a versão “selvagem” da sopa de tortilla. A versão “selvagem” leva o dobro de pimentas e usa habaneros com as sementes inclusas. Eu deixarei você decidir qual versão prefere, a normal é apimentada o suficiente para sentir sem que saiam lágrimas dos seus olhos. E você também pode colocar mais suco de limão para ajudar a diminuir o nível de ardência da pimenta.

Eu usei caldo de frango comprado no mercado para esta receita, mas você também pode fazer caldo de peru usando os ossos se você quiser um sabor extra de peru. A base dessa sopa é o que dá o sabor: cebola, coentro, alho, jalapenos, pimentas e tomates.

É melhor usar tomates pelados, assim você não terá pedaços de pele de tomate na sopa. Um jeito fácil de despelar o tomate para essa receita – ou qualquer outra receita onde você precisa de tomates pelados – é fazer um corte em formato de cruz em cima do tomate. Ferva uma panela de água, coloque os tomates na água fervente. Assim que você perceber que a pele onde você cortou está começando a soltar, retire da água quente e coloque na água fria. Assim você vai conseguir tirar a pele do tomate facilmente.

Tomates maduros irão despelar mais rapidamente, enquanto os mais firmes podem ficar de um a dois minutos na água fervente até começar a soltar a pele. Os acompanhamentos dessa sopa devem ser o queijo fresco, as tortillas e o abacate. Eu também gosto de acrescentar um pouco mais de coentro fresco, cebolas e limão.

Sopa de tortilla com frango ou peru
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de óleo azeite de oliva, óleo de girassol ou de amendoim
- 1 ½ xícara de cebola branca e cebola amarela cortadas em cubos
- 1 ramo de cebolinha picado bem fino
- 1 ramo de coentro picado bem fino
- 2 jalapenos sem sementes (ou não, se você quiser fazer a versão “selvagem”), cortados em cubos
- 4 dentes de alho amassados
- 1 colher de sopa de páprica
- 1 colher de chá de orégano
- ½ colher de chá de pimenta caiena em dobro para a versão “selvagem”
- 1 colher de chá de açucar
- 6 tomates despelados e cortados em cubos
- 2 xícaras de caldo de frango ou peru
- 2 xícaras de extrato de tomate
- 4 xícaras de frango ou peru em pedaços
- ½ xícara de suco de limão – de 2 limões grandes
- Sal e pimenta a gosto
Acompanhamento:
- Queijo fresco tortillas, abacate, coentro, cebolinha e fatias de limão.
Modo de preparo
- Aqueça o óleo em uma panela grande, adicione as cebolas, a cebolinha, o coentro, os jalapenos, o alho amassado, a páprica, a pimenta caiena, o orégano, açúcar, sal e pimenta. Misture bem e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.
- Acrescente o tomate e cozinhe por mais 10 minutos.
- Acrescente o caldo de peru ou frango, o extrato de tomate e os pedaços de peru. Deixe ferver, reduza o fogo e deixe por 10 minutos.
- Adicione o suco de limão e remova do fogo.
- Sirva acompanhado de queijo fresco ralado, tortillas, abacate, coentro, cebolinha e fatias de limão.














