| | | |

Aioli caseiro

Aioli caseiro

O aioli caseiro é um dos molhos mais deliciosos da cozinha francesa/espanhola e contém uma lista pequena de ingredientes. No entanto, é preciso conhecer alguns truques que podem torna-lo um sucesso ou uma decepção. Nós vamos mostrar como fazer para ter resultados consistentes. Eu cresci no sul da França, na região de Provence, onde o aioli é muito popular. A etimologia da palavra vem de “ali” que significa alho e “olive” que quer dizer oliva.

English version

A receita e as fotos foram contribuição do Nico

Aioli caseiro

Aioli caseiro

Receita fácil de aioli caseiro. Aioli é um tipo de maionese francesa/espanhola, feita com alho amassado, gema de ovo e azeite de oliva.
4.72 from 219 votes
Imprimir Pin Questões ou Comentários
Tipo de prato: Condimento, Molhos
Região: Europa, França, Internacional
Keyword: Aioli, Aioli caseiro, Maionese com alho, Maionese espanhola, Maionese francesa
Preparo: 30 minutes
Pronto em: 30 minutes
Rende: 1 taça grande de aioli
Calories: 200kcal

Ingredientes

  • 1 gema
  • 4 dentes de alho
  • 200 ml de azeite de oliva
  • 1-2 colheres de chá de suco de limão
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo

  • Existem muitas histórias que dizem que fazer aioli é um exercício de fé: as vezes o azeite se mistura e se solidifica com o ovo, e as vezes não, não interessa o quanto você bata. Aconteceu conosco e então aprendemos. É hora de ensinar a mágica. O sucesso ou fracasso do aioli está nos primeiros 10 minutos quando o azeite de oliva entra em contato com o ovo e o alho. Os dois fatores que fazem funcionar são: 1) misturar o ovo com gotas do azeite no começo. Se você colocar muito azeite imediatamente, o aioli pode estragar. Você pode adicionar mais e bater mais, mas as chances são de que ele vá continuar líquido e nunca engrossar. As primeiras gotas do azeite criam o primeiro vínculo químico que solidifica o molho e criam a base de tudo. Você pode adicionar mais azeite mais rápido depois, cerca de 20ml a cada 2-3 minutos. Você vai ver que desde o começo o molho nunca fica líquido. Se ficar líquido não é aioli. Agora é a hora do segredo número 2: o alho tem propriedades químicas emulsivas que contribuem diretamente para a consistência do molho. Amasse tudo e acrescente à mistura desde o começo. A quantidade de alho é uma questão de gosto e necessidade. O aioli pode ficar bem forte se você colocar muito, e se você colocar muito pouco pode estar arriscando errar no processo. Agora que você já sabe dos segredos para fazer aioli, a preparação é muito simples:
  • Separe a gema da clara de um ovo, quebrando gentilmente a casca e passando a gema de um lado para o outro; a gema deve ficar inteira e não pode furar no processo.
  • Coloque a gema, o sal e o alho amassado em uma tigela pequena.
  • Acrescente, como foi dito, gotas de azeite de oliva na tigela e vá mexendo devagar com um batedor; não há a necessidade de usar um mixer ou bater muito rápido, apenas o suficiente para que os ingredientes se misturem.
  • Cerca de um minuto depois, acrescente algumas gotas a mais, e novamente em pequenas quantidades. Mexa nos intervalos. Continue adicionando o azeite aos poucos pelos primeiros 10 minutos até que você tenha uma base grossa.
  • O aioli fica mais sólido e difícil de mexer com cerca de 100ml de azeite de oliva. Pode inclusive acumular no batedor, mas tudo bem. Com cuidado bata o batedor na borda da vasilha (segurando a vasilha, obviamente) e repita ocasionalmente para manter a homogeneidade do molho. Você pode adicionar o azeite mais rápido agora, no ritmo de 20ml de cada vez.
  • Ao final, acrescente o suco de limão a gosto. Isso vai ajudar a deixar o molho mais macio, e vai dar uma cor mais nítida.

Nutrition

Serving: 2colheres de sopa | Calories: 200kcal

Existem muitas maneiras de apreciar o aioli. A receita clássica de Provence é com legumes ao vapor, como cenouras, batatas, aspargos, na verdade qualquer legume. Na maioria das vezes, o aioli faz par para algum peixe que é cozido e levemente temperado com ervas, azeite de oliva e limão. Além do acompanhamento tradicional, o aioli também fica ótimo com carnes, então vai da preferência do cozinheiro combinar os sabores e ser clássico ou criativo.

Preparação de Aioli

Preparação de Aioli Preparação de Aioli

Preparação de Aioli Preparação de Aioli

Preparação de Aioli Preparação de Aioli

Aioli caseiro Molho tradicional Maionese francesa

Posts Similares

2 Comentários

  1. Tanto o aioli quanto a maionese, se acontecer de ficar líquido (desandar, como dizia a minha mãe), é só pingar um pouquinho de leite (mais ou menos uma colherinha de café) e voltar a mexer que vai “solidificar” novamente.

Comentários? Perguntas?