Como fazer arepas
Uma receita simples e fácil para preparar as deliciosas arepas em casa. As arepas são tradicionais da Venezuela e da Colômbia, preparadas com farinha de milho pré-cozida, água, sal e um pouco de óleo. Servidas com uma variedade de recheios diferentes. Esta receita é de autoria de nossa colaboradora Jani Díaz, da Venezuela.

As arepas são um alimento de origem pré-colombiana; muito tempo antes da chegada dos colonos, não se sabe exatamente a data, os nativos já as consumiam. O nome da arepa e sua origem é disputada com a Colômbia. Mas quase o mesmo alimento, ou seja, um pãozinho achatado à base de farinha de milho, é consumido por toda a América Latina com diferentes nomes.
Jump to Recipe
Por exemplo, no México, existem as famosas “gorditas”, preparadas com masa harina (farinha de milho nixtamalizado). As pupusas, em El Salvador e Honduras, também se parecem com arepas. No Equador, preparam-se as bonitísimas e as tortilhas de maíz manabitas. Na Bolívia, também são feitas arepas com farinha de milho, e no Panamá são conhecidas como tortilhas de maíz.

Estas variações das arepas, ou tortilhas grossas à base de milho, se diferenciam sobretudo pelo uso de diferentes tipos de farinha de milho: masarepa ou farinha de milho pré-cozida, masa harina ou farinha nixtamalizada. Algumas pessoas também usam a farinha de milho crua, e até farinha de milho tostado. Segundo o país ou região, são agregados ingredientes diferentes à massa.

O preparo original da arepa era com milho socado em um pilão, depois de cozido em água fervente com cinzas ou cal, em seguida, lavado e descascado. Por último, era moído, e a massa era diluída em água para formar as arepas e assá-las na chapa. Esse era um processo muito trabalhoso que obrigava as donas de casa a madrugar para oferecer este alimento no café da manhã.

Na década de 70, o engenheiro venezuelano Luis Caballero Mejías inventou a farinha de milho pré-cozida e seu consumo se tornou massivo. Ao ponto das arepas serem o café da manhã venezuelano por excelência, fritas ou assadas na chapa.

A variedade de recheios é muito ampla, indo desde o queijo branco (qualquer variedade) até a carne guisada ou o pernil. No entanto, um dos recheios mais tradicionais é o conhecido como “Reina Pepiada”, uma saborosa combinação de frango desfiado com abacate e maionese. Há também o chamado café da manhã criollo, que são arepas recheadas de ovos “perico” (ovos mexidos com temperos), carne desfiada e feijão preto.

Também há uma grande variedade de massas de arepas. Existem arepas de banana, de mandioca (macaxeira), a arepa andina, à base de farinha de trigo, arepitas doces, arepas de torresmo, arepas de farelo, entre outras.

O preparo da arepa é muito simples, por isso, ela é consumida até no almoço ou jantar. Quando eu era criança, via minha avó preparando as arepas; suas mãos, por muito trabalharem no fogão, resistiam às altas temperaturas das arepas recém-assadas. Ela as pegava do budare (uma espécie de chapa usada para assar) e lhes dava umas palmadas leves e sonoras para saber se estavam prontas, antes de colocá-las no prato.


Como fazer arepas
Ingredientes
Para as arepas
- 2 xícaras de farinha de milho pré-cozida
- 2½ xícaras de água morna
- Uma pitada de sal
- 1 colher de óleo
Para o recheio (Huevos Perico)
- ¼ de xícara de cebola bem picada
- ¼ de xícara de tomate em cubos
- 2 ovos grandes
- 2 colheres de sopa de óleo
- Uma pitada de sal
Recheio crioulo
- ½ xícara de feijão preto cozido
- ½ xícara de carne desfiada
Modo de preparo
Para as arepas:
- Espalhe o óleo em uma frigideira grande e leve ao fogo médio alto.
- Coloque a água e uma pitada de sal em uma tigela; adicione pouco a pouco a farinha e mexa com uma colher. Espere cerca de três minutos, até que a massa fique firme.
- Em seguida, sove-a vigorosamente até que não grude mais nas bordas da vasilha. Não deve ficar com nenhum grumo.
- Forme bolinhas do tamanho de uma laranja e em seguida amasse-as com as palmas das mãos, até obter arepas circulares de uns dez centímetros de diâmetro.
- Coloque-os na frigideira e cozinhe com tampa por cerca de 5 minutos; descobrir e voltar para as arepas.
- Se quiser arepas bem crocantes, pode assá-las no forno por 10 minutos a 180 °C. As arepas vão inchar levemente e, se você lhes der um tapa leve, produzirão um som seco.
Para o recheio:
- Leve uma frigideira ao fogo médio alto, coloque óleo e refogue a cebola; em seguida, junte o tomate e mexa por mais cinco minutos.
- Tempere com uma pitada de sal e adicione os ovos mexidos.
- Cozinhe em panela tampada por três minutos e mexa em seguida, desgrudando o ovo das bordas. Retire do fogo.
- Abra as arepas na lateral com uma faca afiada e recheie uma com os feijões, outra com carne desfiada e, por último, com os huevos perico.

Fotos do passo a passo para preparar arepas caseiras:
