Guacamole
Esta é minha receita simples e deliciosa de guacamole, feita com abacate, lima, cebola, pimentas serrano, alho e coentro. Adoro guacamole. É um dos meus petiscos favoritos. Lembro com carinho da minha mãe, que cresceu no Novo México e sabe fazer uma ótima comida mexicana, preparando vasilhas enormes (imagine saladeiras) de guacamole, que comíamos até encher o estômago (e sempre terminávamos tudo). Mencionei antes que, quando era criança, no sul do Equador, não tínhamos nenhum restaurante mexicano por perto, e a maioria dos meus amigos não tinha ideia do que era guacamole ou enchilada, e descobrimos isso graças a minha mãe – meus amigos adoravam ir para minha casa, em parte porque sabiam que ela prepararia comida muito gostosa (é claro que eu adorava ir para a casa dos meus amigos para comer a comida da mãe deles).

Guacamole
Ingredientes
- 3 abacates maduros
- Suco de 1 lima
- ½ xícara de cebola bem picada
- 2 a 3 pimentas serrano bem picadas sem veias e sem sementes
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres de sopa de coentro picado
- Sal a gosto
- Opcional – 1 a 2 tomates picados
Modo de preparo
- Corte os abacates no sentido do comprimento e retire as sementes.
- Use uma colher para remover a polpa, coloque em uma vasilha grande, regue com suco de lima e amasse os abacates até obter um purê. Gosto de deixar alguns pedacinhos para dar um pouco de consistência.
- Junte as cebolas e pimentas picadas, o alho amassado, o coentro picado, os tomates (se for usar) e sal a gosto, misture bem e sirva imediatamente como molho, com salgadinhos, ou como acompanhamento.
Notas
Uma coisa que me deixa louca é que às vezes parece impossível encontrar guacamole decente em restaurantes. Eu levo em consideração a qualidade do guacamole de um restaurante para julgar se quero voltar ou não; sério, é apenas abacate, lima, cebola, coentro e outros temperos, é tão difícil assim fazer um bom guacamole? Mas tenho que mencionar que meu fast food favorito, o Chipotle, serve um dos melhores guacamoles que você pode encontrar em redes de fast food, é fresco e simpes: abacates, cebola, pimentas, coentro e lima; então, se eles podem fazer, por que qualquer outro restaurante mexicano ou Tex-Mex não pode fazer o mesmo?
A outra coisa que me aborrece é que os locais que conseguem preparar um bom guacamole servem porções muito pequenas. Na minha opinião, deveria ser automaticamente incluído como acompanhamento de todos os pratos, mas geralmente não é e você tem que pagar US$5 (cerca de R$ 12) a mais por porção. Ainda bem qua não como fora com frequência, e preparo meu próprio guacamole em casa. E, sim, deixo todo mundo comer o quanto quiser. Tento mantê-lo simples, e geralmente não incluo tomates a menos que tenha poucos abacates e precise maximizar a quantidade de guacamole – ou apenas coloco um pouco de tomate picado por cima ou de lado para quem quiser. Minha mãe sempre colocava alho na receita de guacamole dela e gosto do sabor que ele dá, mas fique à vontade para deixá-lo de fora se não gosta de alho, e o mesmo vale para as pimentas serrano.




