Como fazer massa doce para torta ou tartes
Essa é uma receita muito fácil de massa doce para tartes doces; é bem básica mas funciona bem. Eu não sou muito de fazer assados mas adoro fazer tortas porque elas são fáceis de agradar a todos e você sempre pode variar no recheio. Você pode dar seu toque pessoal a essa receita, acrescentando condimentos como canela, gengibre, noz-moscada, qualquer condimento ou mesmo ervas secas como hortelã, erva-cidreira e etc., à massa para dar aquele toque de sabor que vai complementar o recheio. A quantidade de ingredientes para essa torta faz cerca de 2 formas de 22 cm; eu acho que se você vai ter o trabalho de fazer uma torta é melhor já fazer duas. Você pode dar a torta extra para algum vizinho ou levar para o trabalho (seus colegas vão amar você). Ou você pode fazer dois recheios diferentes e as pessoas ficarão impressionadas que você fez duas sobremesas diferentes. Você também pode congelar a massa de uma delas para usar depois. É claro que você pode cortar os ingredientes pela metade e fazer apenas uma.
English version
Se você precisa de uma receita de massa salgada, pode encontra-la aqui.

Como fazer massa doce para torta
Ingredientes
- 3 xícaras de trigo
- ¼ xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 220 g de manteiga cortada em pedaços
- 2 ovos
- 2-4 colheres de sopa de água
Modo de preparo
- Misture o trigo, o açúcar e o sal no processador de alimentos.
- Adicione os pedaços de manteiga, aos poucos, e pulse até misturar.
- Acrescente os ovos e a água, 1 colher por vez, até formar uma massa.
- Remova a massa do processador e amasse devagar por alguns minutos.
- Forme duas bolas (para duas tortas), achate em forma de discos e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Em um papel manteiga, abra a massa de maneira que fique fina e maior do que a forma que você vai usar – tudo bem se ficar maior do que a folha de papel manteiga.
- Vire o papel em uma forma levemente untada. Pressione gentilmente com os dedos dentro do molde, começando pelo centro e indo até as bordas. Use um rolo para remover o excesso de massa das bordas. Se quiser pode deixar cerca de 1-2 cm de massa para dobrar nas bordas – isso vai ajudar a não encolher.
- Fure a massa com um garfo e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos ou até a hora de usar.
- Se você precisar que a massa fique parcialmente assada, pré-aqueça o forno a 180-220 ºC, cubra a massa com papel alumínio e encha de feijões. Asse por cerca de 20 minutos, até que as bordas comecem a ganhar cor. Se as bordas ficarem muito escuras é melhor cobrir com papel alumínio (quando colocar o recheio).
Notas