Molho balsâmico de chimichurri

Essa receita de molho balsâmico de chimichurri é feita com orégano, salsa, alho, azeite de oliva, vinagre balsâmico, pimenta em pó e cebolinha. Eu queria fazer um molho chimichurri com uma consistência diferente da receita de chimichurri homogêneo.
Quando comecei a fazer eu decidi mudar um pouco o gosto da também, substituindo o vinho branco por vinagre balsâmico, e usando mais orégano do que salsa. Eu também usei azeite ao invés de óleo – que é usado mais comumente nas receitas tradicionais de chimichurri argentino, embora pessoalmente eu prefira o azeite de oliva na minha.

Quando eu penso em molho chimichurri a primeira coisa que vem à mente é orégano, graças aos nossos vizinhos argentinos no Equador. Eu também acrescentei cebola picada. Eu gosto desse molho para acompanhar empanadas. O Nicolas (marido algumas vezes exigente) estava cético quanto ao vinagre balsâmico, porque ele estava em uma fase que não gostava de nada com vinagre balsâmico. Ainda bem que ele aprendeu a gostar desde então, e se você gosta de vinagre balsâmico provavelmente você vai gostar desse molho.

Molho balsâmico de chimichurri
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de orégano fresco picado
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de pimenta em pó – opcional
- 3 colheres de sopa de cebolinha picada
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes em uma tigela ou pote com tampa e chacoalhe bem.
- Deixe na geladeira até a hora de servir (mas use no mesmo dia).