Coquetel de pêssego Bellini

Um Bellini de pêssego é um coquetel italiano clássico feito com purê ou néctar de pêssego, prosecco ou espumante, e uma dose de licor de framboesa. Foi criado em Veneza, em um bar chamado Harry’s Bar. Passamos alguns dias no norte da Itália no último verão e fizemos uma viagem de um dia para Veneza com Rossana, minha incrível amiga italiana. A prima dela costumava ser guia de viagem em Veneza e nos deu uma lista de lugares para ver e outra com locais para evitar a todo custo.

Infelizmente, quando perguntei sobre o Harry’s Bar, disseram-me que ele constava na lista de lugares a evitar, então terei que esperar até poder realizar meu desejo de “beber um Bellini no Harry’s Bar, em Veneza”, um dos itens da minha lista do que fazer na cidade. E quem precisa beber um Bellini de pêssego em um bar lotado de turistas e com preços altos em Veneza quando há pêssegos incríveis durante o verão no Noroeste do Pacífico?

Supostamente, os melhores pêssegos para preparar um Bellini são os brancos, mas, novamente, decidi não seguir as regras – como uma boa carishina equatoriana – e usei pêssegos comuns. Qualquer variedade da fruta fresca madura (branca ou comum) funciona muito bem para um coquetel Bellini.

Se o pêssego estiver fora de safra, você pode usar a polpa congelada, ou, sim, mesmo o pêssego em calda (enlatado) – apesar de eu recomendar os pêssegos congelados ao invés dos em calda. Não adicionei nenhum açúcar ou adoçante ao meu purê de pêssego, pois ele é naturalmente doce, mas de acordo com o teor de doçura da fruta que estiver usando, e de seu gosto pessoal, você pode adicionar um pouco, se necessário.

Se estiver com muita pressa, ou apenas se sentindo extremamente carishina e desesperada por um Bellini, use o néctar de pêssego comprado pronto. Por se tratar de um coquetel italiano, a receita clássica usa Prosecco, a versão deles do espumante, mas o drinque ficará delicioso e refrescante com qualquer tipo de espumante: vinho espumante da Califórnia, cava ou champanhe.
Para um mocktail (versão não-alcoólica do Bellini de pêssego, basta substituir o prosecco ou espumante por limonada com gás gelada ou suco de uva branca com gás (também gelada), e/ou omitir o licor de framboesa ou substituí-lo pelo suco da fruta (ou pelo suco de qualquer fruta vermelha).

Coquetel de pêssego Bellini
Ingredientes
- 4 pêssegos maduros sem sementes e cortados em quarto, descascados ou não (a seu critério)
- 1/3 de xícara de água
- Açúcar ou adoçante se necessário, a gosto
- 1 garrafa de Prosecco ou espumante 750 ml gelado
- Licor de framboesa opcional
Modo de preparo
- Bata os pêssegos com o açúcar (se for adicionar açúcar) e a água, até obter um purê macio.
- Peneire o purê de pêssego; deve render mais ou menos três xícaras de purê. Deixe na geladeira por duas horas até o momento de usar.
- Para preparar o Bellini, coloque o purê em taças de champanhe ou copos altos, adicione uma dose de licor de framboesa, e cubra delicadamente com o prosecco ou espumante. A proporção é de cerca de um para um, ou um para um e meio, para as medidas de purê de pêssego e prosecco. Para cada drinque, eu geralmente uso cerca de 60 ml (equivalente a quatro colheres de sopa ou um quarto de xícara) do purê de pêssego e cerca de 60 ml – 90 ml de prosecco.
Notas






