Bolinhos doces de macaxeira {mandioca}
Receita de bolinhos doces de macaxeira (mandioca/aipim), preparado com um purê de macaxeira, farinha de trigo, açúcar e anis. Depois de preparar a massa, fazemos bolinhos e fritamos até ficarem dourados e crocantes. Servidos com mel ou melado de cana-de-açúcar. Essa receita é uma contribuição de nossa colaboradora Jani Díaz.

Os buñuelos de yuca são preparados em vários países latinos, incluindo México, Venezuela, Equador, Cuba, Costa Rica, República Dominicana, Nicarágua, Peru, Brasil, entre outros. Assim como muitas receitas latinas, o preparo e os ingredientes exatos variam de um país para outro.

A palavra “buñuelo” surgiu na antiga Roma, e era usada para se referir a uma sobremesa feita à base de farinha de trigo, modelada com os nós dos dedos das mãos (em formato de punho). Por isso, aquela sobremesa recebia o nome de “puñuelo”. Essa receita se espalhou por toda a região do Mediterrâneo, junto com o Império Romano. Assim chegou à Espanha, onde se tornou uma tradição natalina.

A aparência do buñuelo espanhol é bem diferente da dos buñuelos de yuca latinos. Os bolinhos espanhóis têm a forma plana, e os bolinhos de macaxeira, na maioria dos casos, são esféricos, ainda que em Cuba tenham a forma do número 8. Os ingredientes também são bem diferentes, o espanhol é feito com farinha de trigo, e esta receita é feita com purê de mandioca. Se parecem no nome, no tipo de cozimento, porque os dois são fritos, e nos acompanhamentos para servi-los, e só.

Neste ponto, alguém poderia se perguntar por que os bolinhos de macaxeira se chamam buñuelos, e, para isso, ainda não tenho resposta. Ainda como paradoxo do destino, só posso dizer que há outro doce típico venezuelano chamado “Torrejas” (rabanadas), que se parece muito com os buñuelos espanhóis.

Na Venezuela, os bolinhos de macaxeira são preparados na Páscoa. São crocantes por fora, macios por dentro e deliciosos. Ainda que, nas últimas décadas, sejam cada vez menos frequentes, em muitos casos, pertencendo exclusivamente às cozinhas das avós.

No entanto, por causa da crise econômica que o país atravessa nos últimos anos, os venezuelanos aumentaram o consumo de mandioca em muitas preparações, porque, de fato, a mandioca é um dos alimentos mais econômicos que existem no país. Um quilo de mandioca custa cerca de $0,30, e pode ser consumida cozida, em purê, frita, como arepas (pãezinhos), e como bolinhos, que nunca deixaram de ser preparados.

Variações dos buñuelos de yuca ou bolinhos doces de mandioca
Os buñuelos, que voltam à moda, podem ser servidos de várias formas. Esta receita é de buñuelos doces. Estes bolinhos são acompanhados com melado (mel de cana-de-açúcar) e queijo ralado. Em minha casa, no lugar do melado, eram servidos com a calda que sobrava do doce de mamão verde, para não perder nada. Há quem só os polvilhe de açúcar. Até puros são uma delícia.

A variação desta receita são os bolinhos salgados ou de queijo. Nesse caso, a rapadura é substituída por queijo ralado, e os bolinhos são recheados com um pouco mais de queijo. São ideais para o café da manhã ou como aperitivos para compartilhar em uma festa.
Se você leu até aqui, certamente está decidido a provar esta deliciosa receita. Para fazer os buñuelos, você só vai precisar dos seguintes ingredientes:

Bolinhos doces de macaxeira {mandioca}
Ingredientes
- 1 kg de mandioca/macaxeira
- 4 litros de água
- 3 xícaras de farinha de trigo 450 g)
- ½ xícara de açúcar 90 g
- 1 colher de chá de essência de anis
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de óleo para fritar 250 ml
Para a calda de melado:
- 200 g de rapadura
- 1 ½ xícara de água 375 ml
- ¼ de colher de chá de cravo-da-índia moído
Modo de preparo
- Em uma panela grande, leve os quatro litros de água para ferver. Enquanto isso, lave a mandioca sob água corrente e descasque-a com uma faca afiada. Corte a macaxeira em pedaços de, no máximo, 10 cm de largura. Ponha dentro da água fervendo e deixe cozinhar por pelo menos uma hora.
- Retire a mandioca do fogo quando estiverem cozidas e macias. Você saberá que estão prontas porque os pedaços se mandioca se abrirão.
- Enquanto a macaxeira cozinha, prepare a calda. Em uma panela em fogo médio, coloque uma xícara e meia de água, a rapadura em pedaços e o cravo-da-índia em pó. Cozinhe por uns 20 minutos em fogo médio, até derreter completamente a rapadura, e o volume da calda tenha diminuído pela metade. Desligue o fogo e reserve para servir sobre os bolinhos.
- Quando enfiar um garfo nas mandiocas e elas estiverem macias, desligue o fogo. Em seguida, escorra o excesso de água e deixe esfriar por alguns minutos. Corte a mandioca em pedaços, retire a veia central, que é muito dura, e reserve. Com um espremedor de batatas, transforme toda a mandioca em purê.
- Sobre o purê de mandioca, coloque a farinha de trigo peneirada, o açúcar, a essência de anis e a pitada de sal. Amasse até obter uma massa modelável. Se desejar, pode adicionar um pouco mais de açúcar.
- Divida a massa em 12 a 16 porções iguais e faça bolinhas.
- Coloque o óleo em uma panela média, em fogo médio. Quando estiver bem quente, com cuidado ponha os buñuelos e frite-os de dois em dois. Frite-os até que estejam dourados.
- Retire os bolinhos da panela com uma escumadeira e coloque-os sobre um prato forrado com papel toalha.
- Sirva com calda de melado ou mel. Bom apetite!
Fotos do passo a passo para preparar os bolinhos doces de mandioca:
