| | | | |

Tudo sobre quinoa: redescubra a mãe dos grãos andinos

Conheça a história e origem da quinoa, o superalimento dos Andes, e veja também ideias e receitas para cozinhar de forma criativa com este grão, neste guest post de Michelle O. Fried. Michelle é nutricionista ecológica especializada em saúde pública e grande divulgadora do valor nutricional de alimentos tradicionais e ingredientes do Equador e dos Andes.

Em muitos países do hemisfério norte, a quinoa é aclamada como um superalimento. Ainda assim, é incrível que, em muitos países do hemisfério sul, só recentemente as pessoas tenham começado a apreciar suas fantásticas propriedades nutritivas e culinárias.

Há muitos anos, quando viajei pelo Peru como uma nutricionista especializada em saúde pública, descobri a fascinante história e incríveis propriedades nutricionais da quinoa. Fiquei sabendo que, durante a conquista espanhola, os espanhóis perceberam a importância da quinoa para as populações nativas e proibiram seu cultivo. De fato, mesmo além do seu uso ritual e cerimonial, a quinoa era considerada a mãe dos grãos, e seu teor proteico é o que mais se aproxima do encontrado no leite materno, mais do que qualquer outro alimento (incluindo o leite de vaca).


A quinoa foi usada como alimento durante o desmame pelas mulheres, que sempre tiveram o papel de nutrir a população. Como essas mulheres, há tanto tempo, sabiam o que nós, nesta era científica, só podemos estudar agora, descobrindo que o alto teor proteico da quinoa se deve à sua composição química?

Quinoa vermelha
A quinoa é uma proteína completa, e tem mais proteína disponível que a carne. A proteína é necessária para o crescimento, para o cérebro e para os músculos, bem como para a reparação de tecidos (mas cuidado, pois se o grão for estourado como pipoca, a proteína é completamente destruída). Além disso, a quinoa é repleta de fibras, contribuindo para uma boa digestão, e não contém glúten. Além disso, populações antigas gostavam de cozinhar levemente as folhas jovens de quinoa, que são repletas de proteína e fibra, bem como de vitamina A e de ferro.

Nos Andes, a quinoa pode crescer em altitudes muito maiores que o milho ou a batata. Há muitos anos, a quinoa é usada nessas áreas ao invés do milho para preparar uma bebida fermentada deliciosa e um tanto espessa, a “chicha”, muito consumida na época, e mesmo atualmente, em todos os eventos da comunidade. Uma propriedade maravilhosa da quinoa é a sua capacidade de prosperar em climas frios e em solos pobres. O gelo não a destrói e ela não requer fertilizantes ou herbicidas, portanto, seu cultivo não agride o meio ambiente.

Quinoa 101

Quando voltei do Peru para minha casa, no Equador, procurei por receitas tradicionais com quinoa e comecei a prepará-la de maneiras inovadoras também. Adorei sua textura e sabor um tanto amendoado e capacidade de me fazer sentir deliciosamente saciada, mas não pesada. Usei quinoa para rechear frango assado, fiz um tabule com salsinha e hortelã da minha horta, usei-a como principal ingrediente de bolinhos de quinoa, e usei-a em bolos, ao invés de usar castanhas. Uma das formas mais bem sucedidas que encontrei de promover seu consumo no Equador foi misturando-a com arroz para fazer um tipo de pilaf (arroz com especiarias). Assim, o arroz de cada dia foi melhorado com a adição da maravilhosa quinoa.
Tantos amigos gostaram de minhas receitas com quinoa que me pediram para incluir um capítulo exclusivo para este grão no livro de receitas Comidas del Ecuador, que já é um best seller. Eu passei a ser conhecida como Señora Quinoa.

Tudo sobre quinoa
Felizmente, hoje a quinoa se tornou amplamente acessível, e cozinheiras criativas, como Laylita, estão desenvolvendo receitas para degustá-la em saladas, sopas, entradas e até mesmo em sobremesas. Mesmo que a quinoa seja originária do Andes, atualmente, variedades deste grão também podem ser cultivadas ao nível do mar e podem ser encontradas em todo o mundo, para serem saboreadas em várias receitas deliciosas.
Sempre que possível, eu compro a quinoa diretamente dos produtores, ou pelo menos compro quinoa orgânica e de fornecedores que praticam o comércio justo, que agora se tornou comum. Há alguns anos, era preciso lavar ou enxaguar a quinoa, para remover a saponina, uma cobertura natural amarga (que a protege dos pássaros, que adoram quinoa). No entanto, a maior parte da quinoa à venda hoje é ou de uma variedade doce ou foi cuidadosamente processada para remover seu sabor amargo. Agora, tudo o que você precisa fazer é levá-la diretamente para a panela, dizem os fornecedores.

Quero compartilhar algumas receitas divertidas e simples para cozinhar de forma criativa com a quinoa, que meus amigos vêm degustando desde os anos 90.

Paella de quinoa

Posts Similares

Comentários? Perguntas?