Tapioca
Tapioca é um tipo de “crepe” feito com fécula de mandioca. É uma comida de rua muito comum no norte e nordeste brasileiro, e presente em quase toda casa. Também é chamada de “beiju”, e foi criada pelos índios, que viviam na região antes da chegada dos colonizadores portugueses.

É extremamente simples de fazer. E requer, basicamente, apenas três ingredientes: massa de tapioca, coco fresco ralado e sal. Você pode rechear com queijo, manteiga, charque desfiada, ou pode fazer variações doces, com banana, chocolate ou leite condensado (ele vai cozinhar levemente e virar quase um doce de leite). O importante é nunca omitir o coco, e sempre usá-lo fresco. O sabor da mandioca é muito neutro, e absorve o sabor dos outros ingredientes.
Servimos com café preto quente. Com uma boa companhia, café + tapioca é, para nós, o que o chá da tarde é para os ingleses : )

Nossa paixão por esta receita simples é grande. Também pode ser consumida pura, sem recheio, mas apenas com um pouco de manteiga ou com manteiga de garrafa.
A “tapioca do Alto da Sé” (servida na famosa ladeira da Sé, na cidade de Olinda, em Pernambuco) é considerada um Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado. Lá, você pode encontrar várias barraquinhas com as tapioqueiras, que vendem diversos sabores de tapioca para turistas e moradores locais, o ano todo.

A parte mais “difícil” é ralar o coco, que precisa estar fresco, e peneirar a massa de tapioca. Quando você comprar a massa, precisa colocá-la num recipiente grande e cobri-la com cerca de dois dedos de água limpa. Mesmo que no pacote da tapioca venha dizendo que está pronta para usar, já peneirada, é preciso fazer isso. Então, tampe o recipiente e deixe-o na geladeira por cerca de uma hora.
Após esse tempo, você vai notar que o amido se condensou no fundo e a água ficou por cima. Descarte a água e cubra o amido com um pano de prato bem limpo e absorvente. Quanto mais seca a tapioca ficar, melhor.

Então, peneire a massa de tapioca (prefira uma peneira grande. Usei uma pequena porque era a única que eu tinha. Para facilitar, use as mãos bem limpas). Então, tempere com sal a gosto. Se você não peneirar toda a massa, cubra o restante com água (cerca de dois dedos) e ponha novamente na geladeira. Guardada assim, pode durar muito tempo.

Fácil! Espero que goste desta receita : )

Tapioca
rua muito comum no norte e nordeste brasileiro, e presente em quase toda casa.
Ingredientes
- 2 ½ xícaras de tapioca já peneirada
- 1 xícara de coco ralado fresco
Outros recheios
- Leite condensado 1 colher
- Queijo 1 fatia – Eu recomendo queijo de coalho, mas você pode usar qualquer queijo que derreta facilmente e tenha sabor suave
Modo de preparo
- Seque e peneire a massa de tapioca.
- Numa frigideira quente (não precisa ser antiaderente), coloque 2-3 colheres de sopa de massa. Você pode colocar mais ou menos, dependendo da espessura que preferir.
- Espalhe a massa até ficar uniforme, com as costas de uma colher.
- Espere alguns minutos, até as bordas começarem a descolar da frigideira. A massa vai derreter e solidificar. Então, recheie com coco, queijo e manteiga, ou crie uma tapioca doce, com coco e leite condensado, por exemplo.
- Dobre a tapioca e pressione as bordas para fechá-la. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva imediatamente, ou fica borrachuda. A tapioca não pode ser congelada.
