Sangria de Melão
Esta deliciosa e refrescante sangria de melão é feita com vinho moscatel, uma variedade de melões – incluindo melancia, meloa e melão – mel, limão, grappa, água com gás e hortelã. O cheiro de melões maduros me lembra os dias quentes de verão. E dias quentes de verão são perfeitos para beber vinho moscatel ou coquetéis de moscatel. O vinho moscatel é um vinho doce italiano feito das uvas moscatel – sim, aquelas deliciosas uvas que são de temporada e são tão doces e cheirosas. Bem, vinho moscatel tem gosto de uva, e se você ainda não experimentou, eu recomendo. Eu também gosto de usar vinho moscatel como base para sangrias brancas – funciona muito bem e já é doce, assim você não precisa adoçar mais. Eu gosto de usar mel com sangrias de moscatel, já que o moscatel tem um sabor natural de mel, combina muito bem.

Sangria de Melão
Ingredientes
- Aproximadamente 3 xícaras de bolinhas de melão melancia, meloa melão
- 2-4 colheres de sopa de mel ajuste ao seu gosto
- Suco de 1 limão
- De ¼ a ½ xícara de grappa ajuste ao seu gosto – pode também usar pisco ou um conhaque de uva
- 1 garrafa de vinho moscatel gelado
- 1 ½ xícaras de água com gás gelada
Para servir e acompanhar:
- Folhas de hortelã
- Fatias de limão
- Cubos de gelo ou cubos congelados de melão
Modo de preparo
- Coloque as bolas de melão em uma tigela grande, adicione o mel (duas colheres de sopa para começar), suco de limão e ¼ de grappa. Misture com cuidado e deixe descansar na geladeira por 1-2 horas ou até 1 hora antes de servir.
- Adicione o vinho moscatel, misture com cuidado, experimente e adicione mais mel ou grappa se desejar. Tenha em mente que você vai cobrir com água com gás antes de servir, então tudo bem se estiver bem doce e bem forte. Deixe gelar por mais uma hora.
- Bem antes de servir adicione gelo (ou bolinhas de melão congeladas), fatias de limão e folhas de hortelã para enfeitar, e cubra com água com gás. Você pode preparar a mistura final na jarra ou servir diretamente nos copos com cubos de melão congelados e cobrir com água com gás nos copos.
Notas
Eu usei bolas de melão para esta sangria branca. Leva tempo para fazer as bolinhas de melão, mas eu amo como isso deixa a bebida tão bonita. Eu também congelei as bolas de melão adicionais para usar mais tarde como cubos de gelo. E para não desperdiçar o que sobrou dos melões – o que sobrou depois de fazer as bolinhas, você pode usar para fazer smoothies, coquetéis (ideias como uma mimosa de melancia ou um bellini de melão), e até mesmo para fazer um gaspacho de melão. Eu misturei melancia, meloa, e melão (de casca amarela) – fique à vontade para usar a combinação que você preferir ou tiver disponível. Se você não tiver tempo ou não tiver um acessório que faça bolinhas, você pode usar o melão fatiado ou cortado em cubos para essa receita.
Minha combinação ideal para sangrias inclui: vinho, frutas, um pouco de mel/açúcar, suco de frutas cítricas, água com gás, e um pouco de álcool. Nesse caso eu usei grappa para combinar com o tema italiano do moscatel. Grappa é um conhaque de uva italiano e é bem forte. Os italianos o bebem com um digestivo depois do jantar ou com o seu café expresso depois do jantar. Você pode encontra-lo na maioria das lojas de bebidas, mas caso não encontre pode usar pisco – um conhaque Peruano/Chileno que tem um sabor muito parecido. Para preparar essa sangria e melão, eu misturei as bolinhas de melão com um pouco de mel, suco de limão e um pouco de grappa e deixei descansar por uma ou duas horas. Então adicionei o vinho moscatel, ajustei o mel/grappa e deixei descansar por mais uma hora. Antes de servir eu adiciono gelo, guarnições e água com gás. É claro que se estiver com pressa, você pode misturar tudo e servir imediatamente ou dentro de 30 minutos. A regra da sangria é que deve descansar por algumas horas, mas mesmo assim vai ficar saborosa, e eu não vou julgar. Saúde!