Shakshuka com chorizo ou salsicha merguez
Esta é minha variação, com um toque latino, da shakshuka feita com chorizo e servida com queso fresco, fatias de abacate, cebolinha e jalapeños. A shakshuka, também chamada de shakshouka, shukshuka e chachouka (pronuncia-se “Xacxuca”), é um prato típico da Tunísia, um país do norte da África, mas que se tornou muito popular em Israel.

Durante a maior parte da minha mais recente visita a Israel, para o Festival Round Tables, com a Vibe Israel, fiquei hospedada no 65 Hotel, em Tel Aviv. Este moderno hotel boutique é conhecido por suas maravilhosas opções no café da manhã, e eu fiz questão de comer shakshuka todo dia. Mas alternei entre a shakshuka clássica de tomate e a variação cremosa, verde, de espinafre. Outro lugar recomendado para experimentar a shakshuka em Israel é o restaurante Manta Ray, também em Tel Aviv.

Uma das melhores variações de shakshuka que já comi foi feita com salsicha merguez e preparada pelo chef Avi Levy, do restaurante Beit Hakavan, em Jerusalém. Foi servida como parte de nossa primeira refeição no tour gastronômico Vibe Israel Comida, em 2015, e inspirou esta receita. A Merguez é uma salsicha de carneiro apimentada, proveniente do Marrocos/Norte da África.

Eu geralmente encontro salsichas merguez na seção de congelados do meu supermercado local, ou na Ulli’s, no Pike Place Market, em Seattle. São muito populares na França; meu marido foi a primeira pessoa a apresentá-las a mim. Por isso, eu geralmente também encontro essa salsicha no mercado Paris-Madrid, em Seattle.

Apesar de não ser muito difícil de preparar salsicha merguez caseira, compreendo que nem todo mundo possa encontrá-la. Você pode substituir a merguez por outros tipos de salsicha, e eu optei pelo chorizo como alternativa. Decidi preparar esta shakshuka de duas formas diferentes: uma com merguez e uma com chorizo – chorizo fresco não curado/e chorizo picante.

Adoro a combinação de chorizo e ovos. Além disso, claro que quis dar um toque latino ao prato inteiro, acrescentando achiote (colorau) ou annatto e chipotle em pó ao prato em si. E também servi com fatias de abacate, queso fresco, cebolinha picada, coentro e jalapeños.

O sabor do chorizo e da merguez variam, assim como o nível do sabor picante dessas salsichas, dependendo da marca. Por isso, fique à vontade para provar e ajustar os temperos a gosto (depois que as salsichas estiverem completamente cozidas, é claro).

Eu preparei este prato com tomates com e sem pele. Se você tiver tempo, fica realmente com uma consistência mais macia se você usar tomates sem pele. Outra opção é usar tomates em lata San Marzano.
Também testei adicionar os ovos e deixá-los cozinhar na panela sobre o fogo, com a panela tampada, e também levei a panela ao forno, usando uma panela de ferro, para que terminassem de cozinhar. Preferi o resultado no forno, porque os ovos cozinharam mais por igual (as gemas devem ficar bem moles).


Shakshuka com chorizo ou salsicha merguez
Ingredientes
- 2-3 colheres de sopa de oleo ou azeite
- ½ cebola branca média picada
- 4-6 dentes de alho amassados
- 2 pimentões vermelhos grandes picados
- 1-2 colheres de chá de annatto ou achiote em pó também pode usar páprica ou colorau
- 1-2 colheres de chá de cominho em pó
- 1 colher de chá de chipotle em pó também pode usar pimenta-de-caiena ou qualquer chili em pó, ajuste a gosto
- 1 pimenta suave sem sementes, sem veias e picada (opcional)
- 350 g de chorizo ou salsicha merguez fatiadas ou em migalhas
- 900 g de tomate 4-5 tomates grandes, sem pele e picados
- 4-6 ovos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Coentro fresco picado
- Cebolinha picada
- Jalapeños opcional a gosto
Para servir:
- Torradas grelhadas ou torradas de pão pita
- Abacate em fatias
- Queso fresco
- Azeite de oliva para regar
Modo de preparo
- Aqueça o óleo ou azeite e adicione as cebolas picadas, o alho amassado e o pimentão picado.
- Cozinhe até a cebola e o pimentão ficarem macios (cerca de 5 a 7 minutos)
- Adicione os temperos: achiote/annatto (também pode usar páprica ou colorau), cominho, chipotle em pó (ou chili em pó à sua escolha), pimenta picada, sal/pimento-do-reino.
- Adicione o chorizo fatiado ou salsicha merguez em migalhas, e continue a cozinhar por mais 10 minutos.
- Adicione os tomates picados e continue a cozinhar por mais 20-25 minutos, ou até os tomates se desmancharem e o molho começar a encorpar.
- Prove e ajuste o sal/pimenta/temperos a gosto.
- Junte os ovos, tampe e deixe cozinhar até as claras estarem completamente cozidas e as gemas estarem prontas de acordo com sua preferência, o que leva entre 10 a 12 minutos. Para o método do forno, pré-aqueça o forno a 180 °C.
- Com cuidado, transfira a panela (que possa ir ao forno) para a grelha do meio, e asse por cerca de 10 minutos.
- Retire a panela do fogo ou do forno, adicione coentro picado fresco, cebolinha, fatias de jalapeño (opcional) e queso fresco em migalhas. Sirva imediatamente com fatias de abacate, pão de alho ou pão pita tostado, etc.
Fotos de shakshuka em Israel:
– Shakshuka do Hotel 65, em Tel Aviv

– Shakshuka do restaurante Manta Ray, em Tel Aviv

Como preparar shakshuka com chorizo ou merguez:


