Coquetel de Tangerina
Este coquetel de tangerina, o “mimosa de tangerina”, é uma variação do clássico coquetel mimosa, receita preparada com suco de tangerina fresca, champanhe ou espumante e licor de laranja.

Toda vez que como uma mandarina, bergamota ou clementina (como também são conhecidas), lembro-me das que costumava comer em nossa fazenda no Equador. Tínhamos várias árvores dessa fruta e eu adorava subir nas tangerineiras, onde podia colhê-las e degustá-las. Também me traz de volta a lembrança de algumas vezes em que estiquei o braço para alcançar um galho e senti algo frio: uma cobra enrolada em um dos galhos da árvore.

Era a dormilona, uma cobra preguiçosa que gosta de se enroscar nos galhos para dormir. Até pouco tempo, eu tinha absoluta certeza de que dormilonas não eram venenosas e por isso não tinha medo delas – nunca fui picada por nenhuma, apesar de ter tido vários desses encontros na época em que subia em árvores para colher frutas frescas. Então meu irmão me contou que elas são muito venenosas, e que a grande quantidade de veneno é o que as faz dormir o tempo todo (vou evitar subir em laranjeiras no Equador daqui por diante).

Video de Receita
Agora que moro nos Estados Unidos, associo mandarinas com o outono e com o inverno. No Equador, eu podia comê-las sempre que quisesse, mas aqui espero ansiosa por esse período do ano, quando é possível encontrar caixas de tangerina em qualquer mercado. Minha maneira predileta de comê-las é a mesma de quando era criança: basta descascá-las e pronto. Todavia, também gosto de cozinhar com tangerinas – ficam ótimas em saladas, pratos com carne, sobremesas, e, é claro, são perfeitas para drinques – o suco de tangerina (e sua casca) combinam bem com vários tipos de bebidas alcoólicas.
Jump to Recipe
Esse coquetel de champanhe e tangerina se inspira no clássico orange mimosa e é um ótimo drinque para acompanhar aperitivos ou um brunch especial no outono ou inverno. Meus amigos sabem que adoro coquetéis com champanhe. Eles também são fáceis de preparar e a maioria das pessoas gosta de um drinque espumante.
A única parte trabalhosa da preparação é fazer o suco de tangerina; elas são menores que as laranjas comuns, então você vai precisar de uma boa quantidade delas – entretanto, são suculentas e muito mais fáceis de espremer que limões ou limas. Combinei partes iguais de suco e champanhe, mas se você quiser um resultado um pouco mais forte, pode usar uma parte de suco para duas partes de espumante.
Além disso, apesar desse drinque geralmente ser preparado com champanhe, você pode usar qualquer espumante (vinho cava, prosecco, etc). Também é possível fazer o suco com antecedência e deixá-lo na geladeira até o momento de preparar os coquetéis. Você também pode usar qualquer tipo de tangerinas, de laranjas-cravo a bergamotas, e até laranjas mikan – ou pode usar uma mistura de várias.

Coquetel de Tangerina
Ingredientes
- 3 xícaras de suco gelado de tangerina use cerca de 20 tangerinas
- 1 garrafa de espumante gelado
- Grand Marnier ou outro licor de laranja
Para cada drinque:
- 60 ml de suco de tangerina
- 60 ml de champanhe ou espumante
- Uma dose de Grand Marnier ou outro licor de laranja
Modo de preparo
- Coloque 60 ml de suco de tangerina em cada taça de champanhe – essa quantidade deve encher a maioria das taças até a metade
- Adicione uma dose de licor de laranja ou Grand Marnier.
- Finalize adicionando 60 ml de champanhe ou espumante em cada taça.
- Sirva imediatamente.













